Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança está presente em todo o Brasil. Com metodologia própria, desenvolveu uma mística de fé e vida, tendo como centro a criança dentro do contexto familiar e comunitário. Tem por objetivo resgatar a vida de crianças e gestantes e fortalecer os vínculos afetivos das famílias, orientando-as no desenvolvimento de ações básicas de saúde, nutrição, educação, catequese e cidadania, buscando a melhoria da qualidade de vida e organizando-as para a solidariedade comunitária.

Também procura capacitar lideranças comunitárias para que elas próprias sejam agentes de transformação das famílias em suas comunidades.

A comunidade e a família são a base de todo o trabalho. A dinâmica consiste em treinar líderes que moram na própria comunidade para acompanhar gestantes e crianças de 0 a 6 anos. Como forma de dar suporte e capacitar as famílias e comunidades, desenvolve ainda projetos complementares: hortas comunitárias e brinquedos e brincadeiras. O trabalho se desenvolve nas comunidades, tanto do meio urbano quanto do meio rural.

Na Diocese de Piracicaba, a Pastoral da Criança foi implantada por iniciativa de Dom Eduardo Koaik, terceiro bispo diocesano, em 1987. No mesmo ano, dia 8 de abril, reuniram-se o bispo diocesano, o casal Antônio Ferraz do Canto e Maria Berchmans Canto e a Maria Elizabeth Papini Nardin. Nascia na diocese esse grande serviço à vida.

Prestação de contas da Pastoral da Criança da Diocese de 2019

Prestação de contas da Pastoral da Criança da Diocese de 2018

Prestação de contas da Pastoral da Criança da Diocese de 2014 a 2017

Coordenador – Padre Cláudio César de Carvalho (2022-2023)