A Caritas Brasileira é um organismo social da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, criada em 12 de novembro de 1956 e reconhecida como de utilidade pública federal. Integra a Rede Caritas Internationalis, rede da Igreja Católica de atuação social composta por mais de 160 organizações espalhadas pelo mundo, com sede em Roma.
Fundada por Dom Hélder Câmara, então secretário-geral da CNBB, a Caritas tem como missão testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo a vida e participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão social.
Seu trabalho tem o objetivo de articular nacionalmente todas as obras sociais católicas. Atualmente, a Caritas Brasileira tem quatro diretrizes institucionais: defesa e promoção de direitos; incidência e controle social de políticas públicas; construção de um projeto de desenvolvimento solidário e sustentável; fortalecimento da Rede Caritas.
As ações desenvolvidas se baseiam nestes nove princípios: defesa e promoção da vida humana; defesa e promoção da sociobiodiversidade; mística e espiritualidade libertadora; ecumenismo, diálogo inter-religioso e intercultural; cultura da solidariedade; relações igualitárias de gênero, raça, etnia e geração; protagonismo dos excluídos e excluídas; projeto de sociedade solidária e sustentável; democracia participativa.
Saiba mais sobre a Caritas Brasileira, visitando seu “site”: www.caritas.org.br