A CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, fundada em 14 de outubro de 1952, congrega todos os bispos católicos brasileiros e tem se revelado como um organismo pastoral atuante, empenhado na evangelização, na promoção da dignidade humana, na luta pela justiça social e pelos direitos humanos. São membros da entidade os bispos diocesanos, os auxiliares, os coadjutores, os que exercem no país ofício especial, confiado pela Santa Sé ou pela CNBB, e os prelados das Igrejas orientais católicas. Os bispos eméritos podem ser chamados, por sua competência, a colaborar com a CNBB em comissões e grupos de trabalho e também participam das assembleias gerais como convidados com direito a voz mas não a voto.
A vida e missão da CNBB são iluminadas pelo Objetivo Geral da Ação Evangelizadora. O atual, definido na 49ª Assembléia Geral, realizada de 4 a 13 de maio de 2011, é:
Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo.
NATUREZA E MISSÃO - A CNBB é a instituição permanente que congrega os bispos da Igreja Católica no país. De acordo com seu Estatuto Canônico, tem como natureza e missão:
* fomentar uma sólida comunhão entre os bispos que a compõem;
* ser espaço de encontro e de diálogo para os bispos, com vistas ao apoio mútuo, orientação e encorajamento recíprocos;
* concretizar e aprofundar a comunhão e o afeto colegial entre eles;
* promover sua permanente formação e atualização;
* estudar assuntos de interesse comum da Igreja no país;
* promover melhor a vida eclesial e a pastoral orgânica;
* facilitar a convergência da ação evangelizadora;
* exercer o magistério doutrinal;
* favorecer a comunhão e a participação na vida e nas atividades da Igreja das diversas parcelas do povo de Deus;
* representar o episcopado brasileiro junto a outras instâncias;
* cuidar do relacionamento com os poderes públicos a serviço do bem comum;
* realizar evangelicamente seu serviço de amor na edificação de uma sociedade justa, fraterna e solidária.