Diocese começa a preparar VII Plano de Pastoral

A Diocese de Piracicaba vivenciou no período de 2011 a 2014 o VI Plano Diocesano de Pastoral, uma nova estrutura pastoral, bem como regimentos e estatutos de diversos organismos, visando a ação missionária e pastoral diocesana.

Após os quatro anos de trabalho, o bispo diocesano Dom Fernando Mason convocou todas as instâncias diocesanas para revisão das ações missionárias e pastorais com o objetivo de iniciar a criação do VII Plano Diocesano de Pastoral.

Para chegar até este momento foram várias etapas. No início de 2015, o bispo diocesano Dom Fernando Mason constituiu uma comissão executiva formada pelos padres Eugênio Pessato, Paulo Roberto Saraiva de Brito, Ronaldo Francisco Aguarelli e Marcelo Sales, juntamente com o Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Aparecido Barbosa. Sob a presidência do bispo, a comissão estudou os documentos da Igreja e elaborou o Instrumentum Laboris.

O Instrumentum Laboris teve como referência o Documento 100 da CNBB “Comunidades de Comunidades: uma nova paróquia” e o Documento 102 “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019” (DGAE 2015-2019), além das análises das ações desenvolvidas na diocese a partir do VI Plano de Pastoral.

Após a elaboração, o documento foi enviado às paróquias, onde cada pároco, juntamente com os conselhos pastorais paroquiais, tiveram um momento de estudo, avaliação e sugestão de emendas. “As sugestões enviadas foram analisadas pela comissão executiva e muitas delas foram anexadas ao documento que será apreciado e votado na Assembleia Diocesana”, ressalta o coordenador diocesano de Pastoral, padre Aparecido Barbosa.

Agora impulsionados pelo envio missionário de Jesus Cristo que diz: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”(Mc 16,15), nossa Igreja Particular se reúne em Assembleia Diocesana, no próximo dia 5 de dezembro, a partir das 8h, no Salão da Paróquia Santa Cruz e São Dimas, em Piracicaba, com o objetivo de aprovar o documento que estabelece as ações do VII Plano de Pastoral. A Assembleia deverá contar com a participação do todo o clero e de representantes dos conselhos pastorais das 68 paróquias que compõem a diocese.

Após aprovação, o VII Plano Diocesano de Pastoral será desenvolvido na diocese em 2016.

Para saber mais, clique nos links abaixo, leia o VII Plano Diocesano de Pastoral, a carta de convocação para a Assembleia Diocesana e o cronograma de trabalho durante o ano de 2015.