“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)

Seminário Propedêutico ”Imaculada Conceição”

Rodovia Piracicaba-Anhembi, km 6 - Bairro Nova Suíça - Piracicaba (SP)

Caixa Postal 366 - CEP 13.400-970 - Fone:  (19) 3434-0960

e-mail: propedeutico@diocesedepiracicaba.org.br

Reitor

Padre Danilo Rubia Soares
e-mail: danilorubiasoares@gmail.com

Diretor Espiritual

Padre Eugenio Pessato
e-mail: epessato@bol.com.br

Seminaristas

Alexandre Campos Lopes
Ivan Fábio de Oliveira
Lucas Moraes Faitanini dos Santos
Vinicius Henrique dos Santos

O Propedêutico é o primeiro estágio da formação sacerdotal. Depois de terem sido acompanhados pela Pastoral Vocacional, os candidatos ingressam no seminário para, durante um ano, fazerem uma experiência de vida comunitária e pastoral, procurando um maior discernimento vocacional. É também um ano de estudos, com o objetivo de preparar os seminaristas para o curso de Filosofia.

PADROEIRA

Dom Ernesto de Paula tinha uma grande devoção à Virgem Maria, tanto que seu lema episcopal era “Omnia per Mariam” (Tudo por meio de Maria). Por isso quis que a padroeira do primeiro seminário diocesano fosse a Imaculada Conceição. Ressalte-se que, em 1954, quando ele foi inaugurado, celebrava-se o centenário da proclamação do dogma da Imaculada. Em 8 de dezembro de 1854, o beato Papa Pio IX, com a bula dogmática “Ineffabilis Deus”, declarou que Maria foi preservada do pecado original desde o primeiro instante de sua concepção. Resgatando a história, em dezembro de 2002, Dom Moacyr José Vitti transferiu o Seminário Propedêutico para Piracicaba, na Nova Suíça, onde também funcionou o primeiro seminário, colocando-o sob a proteção de sua padroeira, a Imaculada Conceição.

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Segunda a Sexta das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções