Organização

A CNBB está dividida em 17 Conselhos Episcopais Regionais (CONSER), conhecidos como Regionais.

O Conselho Episcopal Regional Sul-1 congrega todos os bispos que exercem sua missão no estado de São Paulo.

Presidência

Presidente - Dom Odilo Pedro Scherer (Cardeal-arcebispo de São Paulo)

Vice-presidente - Dom Moacir Silva (Bispo de São José dos Campos)

Secretário - Dom Tarcísio Scaramussa (Bispo-auxiliar de São Paulo)

Secretário-executivo – Padre Nelson Rosselli Filho

Endereço da sede

Rua Conselheiro Ramalho, 726

Bela Vista – CEP 01.325-000 – São Paulo (SP)

E-mail: cnbbs1@cnbbsul1.org.br

Site: www.cnbbsul1.org.br

O Regional Sul-1, para efeito de coordenação pastoral, organiza-se em oito Sub-regiões Pastorais (conhecidas como Sub-regionais): Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I, Ribeirão Preto II, São Paulo I, São Paulo II e Sorocaba.

SUB-REGIÃO CAMPINAS - É formada pela Arquidiocese de Campinas e pelas dioceses de Piracicaba, Amparo, Bragança Paulista, Limeira e São Carlos. Elas também formam a Província Eclesiástica de Campinas.

Dom Airton José dos Santos é o arcebispo de Campinas; Dom Fernando Mason, bispo de Piracicaba; Dom Francisco José Zugliani, bispo de Amparo; Dom Vilson Dias de Oliveira, bispo de Limeira; Dom Sérgio Aparecido Colombo, bispo de Bragança Paulista, e Dom Paulo Sérgio Machado, bispo de São Carlos.

ORGANIZAÇÃO - O Conselho Episcopal Regional é integrado por órgãos constitutivos e vinculados. São órgãos constitutivos: a Assembleia do Conselho Episcopal Regional; a Comissão Episcopal Representativa; a Presidência (formada pelo presidente, vice-presidente e secretário); o Secretariado Regional; as Sub-regiões Pastorais.

São organismos vinculados: a Assembleia das Igrejas Particulares do Regional; a Comissão Regional dos Presbíteros; a Comissão Regional dos Diáconos; a Organização dos seminários e institutos filosóficos e teológicos do Brasil - OSIB Regional; o Conselho Regional de Leigos; outras comissões permanentes criadas pela Assembléia do Conselho Episcopal Regional.

A Comissão Episcopal Representativa, órgão permanente e representativo do Conselho Episcopal Regional, tem como membros a presidência, os bispos presidentes das Sub-regiões Pastorais, os bispos titulares e suplentes eleitos para o Conselho Permanente da CNBB.

No início do quadriênio, o Conselho Episcopal Regional elege dentre seus membros dois titulares e dois suplentes que, juntamente com o presidente, integram o Conselho Permanente da CNBB.