Catedral

No centro de Piracicaba, ergue-se majestosa a Catedral de Santo Antônio. Símbolo e ponto de referência, ela é um dos cartões postais da cidade. Mas o seu significado é mais amplo e profundo.

A Catedral é a igreja-mãe da diocese, o centro da vida litúrgica. É o ponto concreto de unidade, templo das grandes celebrações diocesanas. Nela está a “cátedra” do bispo, o pastor responsável por toda a diocese, por isso é chamada “Igreja catedral”.

“Cátedra” é uma palavra latina que significa “cadeira”. Ela constitui o símbolo da autoridade episcopal. Quando o bispo toma posse na diocese que lhe foi confiada, ele, com a mitra e o báculo, senta-se na “cátedra” ou “cadeira episcopal”. Como mestre e pastor, daquela sede ele orientará o caminho dos fiéis. Na “cátedra” o bispo senta durante as leituras, daí ele preside e conclui a celebração e, se o desejar, faz a homilia. A “cátedra” é um elemento sacramental e não simples lugar utilitário.

Para o Papa Bento XVI, “cátedra, literalmente, quer dizer a sede fixa do bispo, colocada na igreja-mãe de uma diocese, que por este motivo é chamada ‘catedral’, e é o símbolo da autoridade do bispo e, em particular, de seu ‘magistério’, ou seja, do ensinamento evangélico que ele, enquanto sucessor dos apóstolos, está chamado a custodiar e transmitir à comunidade cristã.”

A Catedral de Santo Antônio se ergue como um monumento de fé. Com suas torres, aponta para o alto, convidando-nos a contemplar as grandezas celestes. Com suas portas, abre-se para a praça central, convidando-nos à união e à fraternidade. Com a beleza de sua arquitetura e de seus vitrais, convida-nos à oração e à meditação. Como igreja-mãe lembra que formamos a Igreja diocesana, porção do povo de Deus que caminha em unidade com o bispo, nosso pastor, sob a proteção de Santo Antônio, padroeiro da Diocese de Piracicaba

Para conhecer a história da nossa Catedral, clique aqui