2º Congresso Eucarístico

Um dos momentos marcantes da história diocesana foi a realização do II Congresso Eucarístico, de 11 a 17 de junho de 2001, tendo como tema “Eucaristia: vínculo de caridade solidária” e como lema, “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim.” Foi o segundo congresso, pois se tomou como primeiro o Congresso Eucarístico Regional de Piracicaba, realizado em 1944, em cujo encerramento ocorreu a cerimônia de instalação da diocese.

Nos três primeiros dias do II Congresso, as atividades foram nas paróquias. No dia 14, festa de Corpus Christi, as celebrações foram nas cidades, envolvendo todas as paróquias, com o tema “Eucaristia: mesa fraterna da solidariedade”; em algumas cidades as ruas foram ornamentadas com tapetes artísticos, contribuindo para maior brilho da solenidade.

No dia seguinte, uma grande celebração diocesana na Igreja São Judas, em Piracicaba, teve como tema “Serviço: comunhão solidária”. Durante a missa, presidida por Dom Eduardo e concelebrada pelos párocos, o bispo diocesano procedeu à investidura dos Ministros da Eucaristia. No sábado, as paróquias promoveram a Vigília Eucarística, com o tema “Eucaristia: penhor da glória eterna”.

No domingo, dia 17, uma grandiosa celebração marcou o encerramento do Congresso. Foi celebrada missa solene, seguida da bênção do Santíssimo Sacramento.

O II Congresso Eucarístico diocesano teve também o sentido de preparação para o 14º Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Campinas no mês de julho.