De párocos a bispos

A história da Diocese de Piracicaba também é marcada pelo fato de quatro sacerdotes que foram párocos aqui e depois se tornaram bispos. Dom Mauro Morelli, ordenado sacerdote por Dom Aníger em 1965, sempre pertenceu ao nosso clero diocesano até que foi eleito bispo. Dois são sacerdotes italianos que se dispuseram a vir trabalhar em nossa diocese: Dom Salvador Paruzzo e Dom Antonino Migliore.

O outro foi Frei Raimundo Lui, primeiro pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Santa Bárbara, de 5 de fevereiro de 1961 a 30 de junho de 1962. Deixou a paróquia para ser bispo da diocese mineira de Paracatu (1962-1977). Faleceu em 11 de agosto de 1994.

Dom Mauro Morelli

O Padre Mauro era Vigário Episcopal da região de Rio Claro e pároco da Paróquia São João Batista, quando o Papa Paulo VI nomeou-o bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, em 12 de dezembro de 1974. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 25 de janeiro de 1975. Depois de alguns anos, na arquidiocese paulistana, o Papa João Paulo II transferiu-o para a Diocese de Duque de Caxias (RJ), em 25 de maio de 1981.

Tornou-se bispo emérito em 30 de março de 2005, quando o Papa João Paulo II aceitou sua renúncia, mas continuou à frente da diocese como Administrador Apostólico até 12 de junho, quando assumiu seu sucessor.

Dom Salvador Paruzzo

O Padre Salvador, de origem italiana, chegou à diocese em 1979, a convite de Dom Aníger, assumindo, em 24 de novembro, a recém-criada Paróquia São Pedro, em Piracicaba. Em janeiro de 1985 assumiu como reitor do Seminário Teológico e pároco da Paróquia São José, em Santa Bárbara, ofícios que exerceu até março de 1990. Deixou a diocese para dedicar-se totalmente à “Obra de Maria”, do Movimento dos Focolares, em Vargem Grande Paulista, Diocese de Osasco.

Em 30 de dezembro de 1998, o papa João Paulo II erigiu a Diocese de Ourinhos e nomeou o padre Salvador como primeiro bispo. Sua ordenação episcopal ocorreu em 19 de março de 1999 e, dois dias depois, tomou posse naquela diocese.

Dom Antonino Migliore

Também de origem italiana, o Padre Antonino chegou à nossa diocese em 1987. Após um breve período de adaptação em Santa Bárbara, foi Administrador Paroquial da Paróquia São Pedro, em Piracicaba, tomando posse em 23 de janeiro de 1987. Ficou à frente da comunidade até 7 de janeiro de 1990. Depois assumiu a Paróquia de Sonora, município da Prelazia de Coxim (MS), dentro do projeto Igrejas-irmãs entre nossa diocese e a prelazia.

Depois de alguns anos em Coxim, em 1997 retornou à Itália. Era pároco na Diocese de Caltanissetta quando o Papa João Paulo II o nomeou bispo da Prelazia de Coxim, em 10 de maio de 2000. Foi ordenado bispo em 23 de junho em Caltanissetta. Voltou à cidade sul-matogrossense para a nova missão pastoral, tomando posse em 23 de julho. Com a elevação da prelazia a diocese, em novembro de 2002, tornou-se seu primeiro bispo diocesano.

Nascidos na diocese

Há ainda seis bispos que nasceram em cidades da Diocese de Piracicaba:

Dom Antônio Fernando Brochini, CSS nasceu em Rio Claro; é bispo de Jaboticabal.

Dom João Carlos Seneme, CSS nasceu em Santa Gertrudes; é bispo-auxiliar de Curitiba.

Dom Moacyr José Vitti, CSS nasceu em Piracicaba; foi o quarto bispo da nossa diocese e atualmente é o Arcebispo Metropolitano de Curitiba.

Dom Irineu Danelon nasceu em Piracicaba; é bispo de Lins.

Dom Angélico Sândalo Bernardino nasceu em Saltinho; foi bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e bispo da Diocese de Blumenau (SC), da qual se tornou bispo emérito em 18 de fevereiro de 2009.

Dom Frei Marcelino Correr, OFM Cap nasceu em Piracicaba; foi bispo de Carolina (MA). Ordenado bispo em Piracicaba pelo Núncio Apostólico Dom Carlo Furno, em 21 de abril de 1991, dirigiu sua diocese até 15 de outubro de 2003, quando se tornou bispo emérito; faleceu em 18 de abril de 2006.