“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura” Mc 16,15

Santuários marianos

A Diocese de Piracicaba é enriquecida com dois santuários marianos, ambos criados em 2001 por Dom Eduardo Koaik. O primeiro - de Nossa Senhora dos Prazeres, em Piracicaba - foi criado e instalado no dia 26 de julho, festa de São Joaquim e Sant´Ana, pais de Maria; o segundo – de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção, em Rio Claro – no dia 14 de agosto, quando tradicionalmente se celebra a festa da morte de Maria.

Os dois santuários se fundamentam em aspectos históricos significativos. Nossa Senhora dos Prazeres foi a primeira padroeira de Piracicaba, berço e sede da diocese. A igreja de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção, na cidade de Rio Claro, é o mais antigo templo da região em honra de Maria, conforme Provisão Episcopal de construção expedida em 26 de março de 1856.

Para mais informações, clique na foto do santuário

Nossa Senhora dos Prazeres

Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção

O que é santuário 

Santuário significa “lugar sagrado ou lugar onde mora Deus”. Segundo o Código de Direito Canônico, “é uma igreja ou outro lugar sagrado onde os fiéis, por algum motivo especial de piedade fazem peregrinações.” Este motivo pode ser a veneração de uma relíquia ou de uma imagem, ou por se ter realizado lá um milagre ou por uma motivação histórica. 

Existem os santuários diocesanos (aprovados pelos bispos), nacionais (aprovados pela conferências episcopais) e os internacionais (aprovados pela Santa Sé). O Papa João Paulo II, dirigindo-se aos reitores dos santuários franceses, dizia que “acima de tudo, que toda a vida dos santuários favoreça, do melhor modo possível, a prece pessoal e comunitária, a alegria e o recolhimento, a escuta e a meditação da Palavra de Deus, a celebração verdadeiramente digna da Eucaristia e a recepção pessoal do Sacramento da Reconciliação.” 

O costume de visitar santuários para agradecer favores recebidos ou graças espirituais tem sido prática comum entre os cristãos que data dos primeiros tempos. Peregrinações para os lugares santos era coisa certa desde antes do século IV. Os primeiros cristãos iam em peregrinação a Roma para visitarem os túmulos dos apóstolos e mártires e procurar sua intercessão. Nos tempos modernos, embora a Terra Santa e Roma continuem a ser os principais centros de peregrinação, existem numerosos outros santuários de especial devoção; a maioria deles são dedicados à Mãe de Deus, como os de Fátima, Lurdes, Guadalupe, Aparecida. 

O santuário mariano é um templo especial consagrado pela Igreja, lugar privilegiado de piedade, de evangelização, de diligente proclamação da Palavra de Deus, adequado incentivo à vida litúrgica e promoção da autêntica devoção a Maria. É o centro de piedade mariana oficial da diocese, um lugar privilegiado de formas populares de religiosidade.  

Onde estamos

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis
Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP
Fone: 19 2106-7575
Falar Conosco

Horários de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda à Sexta das 08h às 11:30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda à Sexta das 13:30 às 17:30

Diocese de Piracicaba