Brasão diocesano

DESCRIÇÃO

O escudo é heraldicamente descrito assim: Terciado em mantel tendo em chefe uma estrela prata de oito pontas. No primeiro campo, em ouro, a Bíblia com o lírio branco sobreposto. No segundo campo, em vermelho, o cesto com pães. No terceiro campo em azul três faixas azuis, onduladas diminuídas, divididas e limitadas por dois filetes de prata. Na faixa do meio e a mais larga, três peixes em prata.

Ao centro e sobre o escudo, a Mitra, símbolo do poder espiritual e da dignidade episcopal, forrada de vermelho. Do interior da Mitra, descem duas infulas. Por trás do escudo, uma Cruz processional, e um Báculo significando a missão de conduzir todo o rebanho ao Cristo Salvador. Ambos, dourados, se cruzam formando um “X”.

Sob o escudo um listel de ouro com a inscrição: DIOCESE DE PIRACICABA.

INTERPRETAÇÃO

A ESTRELA de oito pontas representa Maria. Recordada por São Bernardo, o nome Maria significa "estrela", sendo a Virgem comumente invocada como "Estrela que guia no alto mar" (stella maris) e "estrela da manhã" (na ladainha lauretana). No Brasão retrata Nossa Senhora dos Prazeres, primeira padroeira de Piracicaba, sede da diocese. O mantel, que desce da estrela e se abre para os rios que representam nossa Diocese, demonstra a proteção da Santíssima Virgem sobre toda a Diocese.

A BÍBLIA tem dois significados: 1) Palavra de Deus que ilumina e conduz toda a ação evangelizadora da diocese. 2) Fonte de sabedoria e inspiração de Santo Antonio, padroeiro da Diocese, Doutor Evangélico e exímio teólogo.

O LÍRIO: é um símbolo-atributo que se refere à pureza, à castidade e ao vigor do testemunho de vida, na entrega do coração virginal a Deus. É também símbolo de Santo Antônio e, em nosso brasão, lembra que nossa Diocese é confiada a sua proteção.

O fundo de ouro deste campo significa a caridade e a nobreza com que a Diocese serve ao projeto de Deus.

O CESTO COM PÃES: retrata a Eucaristia, fonte e ápice da vida e da missão da nossa Igreja Particular. Este símbolo também lembra que nossa Diocese foi instalada no contexto do Congresso Eucarístico da Região de Piracicaba promovido pela Diocese de Campinas, da qual foi desmembrada.

O fundo vermelho deste campo significa a fortaleza, fidelidade, alegria, valores que a diocese encontra na Eucaristia.

AS FAIXAS AZUIS ONDULADAS: as três faixas azuis representam os três rios importantes presentes no território da Diocese: o rio Piracicaba (a faixa mais larga) que dá o nome a Diocese e que na língua tupi significa “lugar onde o peixe para”; o rio Corumbataí que na língua tupi significa “rio dos peixes curumbatá” e o rio Capivari que na língua tupi significa “rio das capivaras”.

O PEIXE tem dois significados: 1) O peixe, junto com o rio, é símbolo da cidade de Piracicaba, sede da Diocese; 2) As primeiras comunidades cristãs, para identificar a própria religião, utilizavam o símbolo do peixe e a palavra “peixe”, em grego antigo, se diz “?????” (ichthýs). As letras dessa palavra formam um acrônimo, síntese da doutrina cristã: ??s??? ???st?? Te?? ???? S?t?? (Iesoùs Christòs Theoù Yiòs Sotèr), isto é, “Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador” ou “Jesus Cristo Salvador, Filho de Deus”.

A estrela, os Peixe e os filetes que separam os rios são de prata. A prata é o metal que se usa na heráldica para indicar amizade, justiça, pureza, equidade.

O azul usado como fundo para o peixe quer representar a água, fonte de vida.