Comissões diocesanas

A Diocese de Piracicaba iniciou em 2008 a Revisão Ampla, um longo processo de revisão e planejamento, com o objetivo de rever os organismos e estruturas e encontrar rumos para uma ação pastoral mais organizada e eficiente.

As nove comissões diocesanas de trabalho criadas pela Revisão Ampla tiveram um papel importante em todo o processo de análise e estudo da realidade diocesana, bem como na elaboração, discussão e votação das propostas que resultaram no 6º. Plano de Pastoral e nos regimentos de conselhos. Coube a elas – como Comissões Diocesanas Executivas – dar continuidade a esse trabalho, como equipes de animação e coordenação na execução do plano pastoral. As nove Comissões Diocesanas Executivas e seus respectivos articuladores, a saber, Ministério e vida consagrada (Padre Ricardo Martins), Laicato, vida e família (Padre Renato Luís Andreatto), Animação missionária (Padre José Alves de Faria), Caridade, justiça e paz (Antônio Oswaldo Storel), Bíblico-catequética (Diácono Florivaldo Bertoletti), Liturgia (Padre Kleber Fernandes Danelon), Economia – administração (Padre Carlos Roberto Dóllo), Cultura, Educação e MCS (Padre Marcelo Sales), Movimentos (Padre Paulo Roberto Saraiva de Brito) foram reorganizadas em seis Comissões a partir de 2013.

Conheça as seis Comissões Diocesanas Executivas, seus articuladores e os organismos abrangidos por elas:

Liturgia, Ministérios e Vida Consagrada - Padre Mateus Kerches Nicolucci
Pastoral dos Acólitos e Coroinhas, Pastoral Litúrgica, Pastoral de Música Litúrgica, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Pastoral Presbiteral, Conselho Diocesano dos Diáconos, CRB – Conferência dos Religiosos do Brasil, Pastoral da Esperança, Pastoral Vocacional, Novas Comunidades.

Animação Bíblica, Catequética e Missionária – Diácono Florivaldo Bertolrtti
Pastoral da Iniciação à Vida Cristã (Catequese), Pastoral da Animação Bíblica, Campanhas da Fraternidade, Campanha da Evangelização, Missão Permanente e COMIDI, Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, Escolas de Formação para Agentes de Pastoral, IAM - Infância e Adolescência Missionária, Pastoral do Surdo.

Evangelização do Mundo Moderno – Padre José Geraldo Campos Penido
Setor Juventude, Pastoral Familiar, ECC – Encontro de Casais com Cristo, CEBs – Comunidades Eclesiais de Base, Pastoral da Comunicação, Pastoral da Educação e Ensino Religioso, Pastoral Universitária, Curso Diocesano de Teologia, Equipe Diocesana para Defesa da Vida e da Família.

Caridade, Justiça e Paz – Padre José Ailton Figueiredo
Pastoral da Mobilidade Humana (Migrantes), Pastoral da Saúde, Pastoral da Sobriedade, Pastoral da Criança, Pastoral Carcerária, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral do Menor, Sociedade São Vicente de Paulo- Vicentinos, PASCA – Pastoral do Serviço da Caridade, Pastoral Afro Brasileira, Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência- FCD.

Movimentos Eclesiais – Padre Paulo Roberto Saraiva de Brito
Focolares, Mãe Rainha, Equipes de Nossa Senhora- ENS, Legião de Maria, RCC – Renovação Carismática Católica, Cursilho de Cristandade, Apostolado da Oração, FNM – Fermento na Massa, Oficinas de Oração e Vida, Oficinas de Emoções, Terço dos Homens.

Economia e Administração – Padre Sebastião Luiz de Souza
Pastoral do Dízimo, Conselho Diocesano para Assuntos Econômicos, Comissão Diocesana de Arquitetura e Arte Sacra, Comissão para o Jubileu de 75 anos da Diocese de Piracicaba.