Comissões Diocesanas da Ação Evangelizadora e Pastoral

A Diocese de Piracicaba iniciou em 2008 a Revisão Ampla, um longo processo de revisão e planejamento, com o objetivo de rever os organismos e estruturas e encontrar rumos para uma ação pastoral mais organizada e eficiente.

As nove comissões diocesanas de trabalho criadas pela Revisão Ampla tiveram um papel importante em todo o processo de análise e estudo da realidade diocesana, bem como na elaboração, discussão e votação das propostas que resultaram no 6º. Plano de Pastoral e nos regimentos de conselhos. Coube a elas – como Comissões Diocesanas Executivas – dar continuidade a esse trabalho, como equipes de animação e coordenação na execução do plano pastoral. As nove Comissões Diocesanas Executivas e seus respectivos articuladores, a saber, Ministério e vida consagrada (Padre Ricardo Martins), Laicato, vida e família (Padre Renato Luís Andreatto), Animação missionária (Padre José Alves de Faria), Caridade, justiça e paz (Antônio Oswaldo Storel), Bíblico-catequética (Diácono Florivaldo Bertoletti), Liturgia (Padre Kleber Fernandes Danelon), Economia – administração (Padre Carlos Roberto Dóllo), Cultura, Educação e MCS (Padre Marcelo Sales), Movimentos (Padre Paulo Roberto Saraiva de Brito) foram reorganizadas em seis Comissões a partir de 2013. A partir de 2022, uma nova organização das equipes passou a vigorar, concentrando os trabalhos pastorais em cinco comissões.

Conheça as cinco Comissões Diocesanas Executivas, seus articuladores e os organismos abrangidos por elas:

Liturgia, Ministérios e Vida Consagrada - Padre Robson Luís Natis (2021-2023)
Pastoral dos Acólitos e Coroinhas; Pastoral de Liturgia e Música; Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística; Pastoral Presbiteral; Conselho Diocesano de Diáconos (CDD); Núcleo Diocesano da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB); Pastoral da Esperança; Pastoral Vocacional; Novas Comunidades.

Animação Bíblica, Catequética e Missionária – Padre Henrique Dionisio Assi (2022-2023)
Pastoral da Animação Bíblico-catequética; Campanha da Fraternidade (CF); Missão Permanente, COMIDI e Campanha da Evangelização; Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso; Escolas de Formação para Agentes de Pastoral; Infância e Adolescência Missionária (IAM); Pastoral do Surdo; Pastoral do Dízimo.

Evangelização do Mundo Moderno – Padre Claudemir Aparecido da Rocha (2022-2023)
Setor Juventude; Pastoral Familiar e Setor Família; Encontro de Casais com Cristo (ECC); Comunidades Eclesiais de Base (CEB´s); Pastoral da Comunicação; Pastoral da Educação e Ensino Religioso; Pastoral Universitária; Curso Diocesano de Teologia; Equipe Diocesana para Defesa da Vida e da Família; Pastoral Social, Fé e Política; Pastoral do Empreendedor.

Caridade, Justiça e Paz – Padre Wanderley Calça, PODP (2022-2023)
Pastoral da Mobilidade Humana (Migrantes); Pastoral da Saúde; Pastoral da Sobriedade; Pastoral da Criança; Pastoral Carcerária; Pastoral da Pessoa Idosa; Pastoral do Menor; Sociedade São Vicente de Paulo (Vicentinos); Pastoral Afro-brasileira; Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FCD); Núcleo Diocesano "Laudato Si".

Movimentos Eclesiais – Padre Renato Luís Andreatto (2022-2023)
Focolares; Mãe Rainha; Equipes de Nossa Senhora (ENS); Legião de Maria; Renovação Carismática Católica (RCC); Cursilho de Cristandade; Apostolado da Oração; Fermento na Massa (FNM); Oficinas de Emoções; Terço dos Homens; Mães que Oram pelos Filhos; Movimento Sacerdotal Mariano.