Teologia para Leigos

A diocese tem como uma das prioridades a formação dos cristãos leigos, procurando capacitá-los para assumirem com mais empenho e eficiência os diversos serviços dentro da Igreja.

Após ser confiada durante 20 anos aos frades Capuchinhos, a Escola de Teologia para Leigos passou, a partir de 2013, a ser administrada integralmente pela Diocese de Piracicaba, tendo com diretor padre Adalton Roberto Demarchi. As aulas acontecem no Centro Diocesano de Pastoral, localizado na Av. Independência, 1146, Bairro Higienópolis (Antigo Lar Franciscano), sempre às quartas-feiras.

Idealizada por dom Eduardo Koaik, as aulas da Escola de Teologia eram realizadas até 2012 no Seminário Seráfico São Fidélis, às quartas-feiras. No período de 1992 a 1994, foi dirigida pelo Frei Osmar Cavaca e no período de 1995 até fevereiro de 2012, pelo Frei Augusto Girotto, que faleceu em fevereiro de 2012.

HISTÓRICO

No dia 19 de fevereiro de 1992, aconteceu a abertura e a aula inaugural da escola. Ela se realizou no Seminário Seráfico São Fidélis, em Piracicaba, com mais de 250 pessoas, participantes do curso em Piracicaba e Rio Claro.

Primeiramente houve uma Celebração da Palavra, quando Dom Eduardo falou sobre a importância do curso, deixando claro que ele veio para contribuir para uma melhor formação dos agentes de pastoral. Disse que se concretizava uma iniciativa sonhada por ele há muito tempo, ressaltando que tudo foi possível graças ao empenho dos frades capuchinhos.

Após a celebração, aconteceu a aula inaugural proferida pelo então Provincial dos Capuchinhos, Frei Ismael Martignago, que abordou o tema “Fé e compromisso social”.