“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura” Mc 16,15

Escola Diaconal

Para formar novos diáconos permanentes para a Diocese de Piracicaba, foi criada a Escola Diaconal “São Filipe”, que iniciou suas atividades em fevereiro de 2009. A criação dessa escola foi definida na Reunião do Clero – que reúne padres e diáconos – realizada no dia 23 de outubro de 2008. Nessa reunião esteve presente o bispo de Limeira, Dom Vilson Dias de Oliveira, que falou sobre a importância desse ministério para a Igreja. Ao final, foi aprovada a proposta de se iniciar a formação dos novos diáconos.

No dia 12 de fevereiro de 2009, a celebração de missa festiva na Catedral, às 19h30, presidida pelo bispo Dom Fernando, marcou a abertura da Escola Diaconal, com os candidatos ao diaconato. No domingo, dia 15, esses candidatos e esposas participaram de um encontro de formação na capela Santa Teresinha, no bairro Monte Branco, em Piracicaba. E no dia 21 tiveram início as aulas regulamentares do curso.

O curso para formar novos diáconos permanentes tem duração de cinco anos, com aulas aos sábados, das 7h45 às 12h30, ministradas no Centro Diocesano de Pastoral, em Piracicaba, junto à Cúria Diocesana. São aulas teóricas, com embasamento teológico e bíblico, e oficinas com atividades práticas. A formação dos futuros diáconos compreende ainda retiros e outros encontros que envolvem também as esposas. Os conteúdos desenvolvidos obedecem às normas da Santa Sé e da CNBB, bem como às orientações da Comissão Nacional dos Diáconos, organismo ligado à CNBB.

A participação na Escola Diaconal não implica, necessariamente, a ordenação diaconal. Para recebê-la, o candidato terá que ser aprovado pela equipe de formação da Escola Diaconal e pelo bispo diocesano. Os critérios para a escolha dos candidatos seguem as orientações emanadas nas “Normas fundamentais para a formação dos diáconos permanentes”, da Santa Sé, e no “Diretório do ministério e da vida dos diáconos permanentes” e outras orientações gerais da CNBB. No terceiro ano, haverá o ritual de admissão. No quarto ano, será decisivo o parecer do pároco do candidato e do Conselho Diretor da escola.

Conselho Diretor

Os trabalhos da Escola Diaconal “São Filipe” são coordenados pelo Conselho Diretor, assim constituído:

Dom Fernando Mason - Bispo diocesano

Padre William Martins - Delegado Episcopal para os Diáconos

Diácono Florivaldo Bertoletti - coordenador diocesano

Diácono Luís Alberto Scarazzatti - diretor da escola

Ademar Fragoso – secretário

Antônio José Sinhoretti – tesoureiro

Local

Centro Diocesano de Pastoral

Av. Independência, 1146 - Bairro Higienópolis

CEP 13.417-155 - Piracicaba

Aulas aos sábados: 7h45 às 12h30

E-mail: escoladiaconalsaofilipe@diocesedepiracicaba.org.br

Onde estamos

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis
Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP
Fone: 19 2106-7575
Falar Conosco

Horários de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda à Sexta das 08h às 11:30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda à Sexta das 13:30 às 17:30

Diocese de Piracicaba