“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Reflexão

Reflexão litúrgico-pastoral para o 5º Domingo da Páscoa

Publicado em 1 de maio de 2021

Vivamos unidos a Jesus Cristo – 2 de maio de 2021

A Igreja continua celebrando o Tempo Pascal, na alegria da ressurreição de Jesus. Neste 5º Domingo da Páscoa, através da parábola da videira relatada no evangelho de João (Jo 15,1-8), convida-nos a refletir na íntima união entre o Ressuscitado e seus amigos.

Na parábola, Jesus nos ensina que Ele é a videira, o Pai o agricultor e nós os ramos. Assim como os ramos só dão frutos se unidos ao tronco, nós também só daremos frutos de vivência cristã se unidos a Jesus Cristo. E todo ramo que der fruto o Pai podará para que produza mais ainda.

A parábola ensina como deve ser o autêntico discípulo: deve permanecer unido ao Divino Mestre, observando tudo o que Ele nos ensinou. Um galho separado do tronco não pode viver, por isso não produz fruto.

A fecundidade de nossa vida provém do fato de ser Cristo que nos alimenta, assim como um ramo é sustentado pela seiva do tronco ao qual está unido.

Os ramos da videira são podados de tal modo que possam produzir mais frutos. Do mesmo modo, precisamos morrer para muitas coisas para que a “seiva” de Cristo possa ser a principal corrente de nossa vida. Se aderirmos a Jesus como ramos enxertados da videira, colheremos frutos de verdadeira vida cristã: gestos de amor, de partilha, de solidariedade, de paz. O seguimento a Ele provoca uma profunda transformação em nossa vida. Só quando estamos unidos a Ele a vida tem verdadeiro e real sentido.

Permanecer unido a Jesus é ouvir sua palavra, experimentar a vida de comunidade, partilhar os dons que dele recebemos. 

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções