“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Reflexão

Reflexão litúrgico-pastoral para o 1º Domingo da Quaresma

Publicado em 19 de fevereiro de 2021

Convertei-vos e crede no Evangelho! – 21.02.2021

Estamos no início da Quaresma, tempo de preparação para a maior festa do cristianismo, a Páscoa, celebração da morte e ressurreição de Jesus. Neste 1º Domingo da Quaresma, a primeira leitura (Gn 9,8-15) relata a última parte da história do dilúvio que contém o ensinamento central dessa narrativa: Deus nunca se conformou diante do mal e intervém para corrigir, para reconstruir, para renovar.

Na segunda leitura (1Pd 3,18-22), o apóstolo Pedro retoma a história do dilúvio e serve-se dela para explicar o significado do Batismo. Ele nos ensina que a água do Batismo produz os mesmos efeitos da água do dilúvio, ou seja, destrói o homem do pecado e faz renascer um homem novo, segundo o Espírito.

No evangelho (Mc 1,12-15), São Marcos relata que Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto, onde permaneceu quarenta dias e foi tentado pelo demônio. Fiel ao projeto do Pai, Jesus não sucumbiu às tentações É muito animador, sobretudo quando temos que enfrentar situações difíceis, lembrar que Jesus também passou por essas provas.

Após o relato da tentação de Cristo, São Marcos sintetiza numa frase toda a pregação de Jesus: “Completou-se o tempo e o reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho.” É um convite que nos é dirigido neste começo da Quaresma: chegou o momento de mudar o coração e acolher com alegria o mundo novo que Jesus veio anunciar. 

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções