Reflexão

Reflexão litúrgico-pastoral para o 3º Domingo do Tempo Comum

Publicado em 21 de janeiro de 2021

Convertei-vos e crede no Evangelho! – 24 de janeiro de 2021

O evangelho deste 3º Domingo do Tempo Comum (Mc 1,14-20) apresenta a pregação inaugural de Jesus. E o seu apelo sintetiza toda a mensagem de salvação que veio nos transmitir: “Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!”

Deus marcou um encontro conosco e já está chegando. O seu reino exige mudança de atitudes e de mentalidade e traz um apelo de conversão.

O lugar geográfico onde Jesus inaugura sua pregação é a Galileia, uma região até então insignificante e sem relevo. Deus escolhe o mundo dos pobres e dos marginalizados para anunciar o seu reino. Aí faz ouvir sua voz, não como um simples profeta, mas como aquele que realiza as promessas anunciadas pelos profetas ao longo de todo o Antigo Testamento.

Mas Jesus não quer caminhar sozinho. Quer construir uma comunidade e convida seus discípulos: “Vinde comigo, eu vos farei pescadores de homens.” Novamente no meio dos pobres e dos simples, busca os discípulos que com ele farão a experiência de uma vida comunitária e missionária. Eles aceitam o convite e seguem-no.

A missão vem explicitada na imagem de serem pescadores de homens, isto é, de reunir os membros dispersos do povo de Deus. A vocação cristã é entregar-se a Jesus, identificar-se com Ele e empenhar-se em trabalhar pelo seu projeto de salvação. Para tanto é preciso converter-se e crer no Evangelho. A grande característica do discipulado é a conversão.

A Boa Nova do reino que está próxima, perto de nós, é a revelação de uma nova realidade. A conversão – processo de mudança e construção dessa nova realidade – se faz a partir do olhar para Jesus e deixar-se contagiar pelo seu amor misericordioso e por suas divinas palavras.