“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Reflexão

Reflexão litúrgico-pastoral para o 29º Domingo do Tempo Comum

Publicado em 16 de outubro de 2020

Dai a Deus o que é de Deus – 18 de outubro de 2020

O evangelho deste 29º Domingo do Tempo Comum (Mt 22,15-21) continua a polêmica de Jesus com as autoridades de seu tempo. Desta vez, o ponto de discussão é o imposto, que era o maior sinal de dominação.

Depois de fazer a Jesus alguns elogios, perguntam-lhe, procurando criar uma armadilha, se é lícito pagar impostos. Se Ele responder que se deve pagar o imposto cobrado pelo imperador de Roma, estará traindo as expectativas populares por liberdade; se disser que não, certamente o acusarão de subversivo.

Jesus, porém, não cai na armadilha. A pergunta maliciosa dos fariseus se era ou não justo pagar os impostos, recebe de Jesus uma sábia resposta. No primeiro momento desmascara a falsidade deles; num segundo momento, pede que lhe mostrem a moeda e completa: “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.”

O Divino Mestre não pretende opor o Reino de Deus ao reino de César, porém lembra que Deus é o senhor de tudo. O importante é que o homem reconheça Deus como único senhor, pois é no homem que Deus deixa inscrita a sua imagem. Ao imperador pertencem as moedas do imposto, que trazem a sua imagem, mas é a Deus que o homem deve submeter-se, pois é o senhor absoluto.

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Segunda a Sexta das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções