Reflexão

Reflexão litúrgico-pastoral para o 18º Domingo do Tempo Comum

Publicado em 31 de julho de 2020

O Reino de Deus é partilha – 2 de agosto de 2020

O Reino de Deus é comparado na Bíblia a uma refeição. Mas a sua concretização nos pede a colaboração, com gestos de partilha. É o que salienta a Liturgia da Palavra deste 18º Domingo do Tempo Comum. Jesus Cristo é aquele que doa seu pão e nos convida a continuarmos sua obra.

Na primeira leitura (Is 55,1-3), o profeta Isaías, anunciando a libertação dos exilados da Babilônia, fala de fome e sede de felicidade, justiça e fraternidade, com a graça do Senhor. Mas, como diz o profeta, muitas vezes gastamos nossos dons naquilo que não nos satisfaz.

Na segunda leitura (Rm 8,35-39), o apóstolo São Paulo nos ensina que Deus tem seu plano para conosco, portanto nada nos afastará do seu amor. Muitas vezes, diante de tantas dificuldades, somos tentados a escolher uma vida contrária aos princípios do Evangelho. Continua, pois, valendo o ensinamento do apóstolo: nada pode nos separar do amor de Deus.

No evangelho (Mt 14,13-21), presenciamos Jesus que toma atitudes concretas diante da multidão que passa fome: sacia-lhe com pão e peixe. Mas Jesus não atende sozinho o problema, serve-se daquilo que o povo tinha à sua disposição: cinco pães e dois peixes. E também cobra a participação dos discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer.”

Com isso, o Divino Mestre nos ensina que a comunidade deve colocar em comum tudo aquilo que possui para que se possa realizar o “milagre” e possa haver alimento para todos. Afinal, o Reino de Deus é partilha e doação.