“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Reflexão

Reflexão litúrgico-pastoral para a Solenidade de São Pedro e São Paulo

Publicado em 26 de junho de 2020

São Pedro e São Paulo – 28 de junho de 2020

Neste domingo, celebramos a solenidade de São Pedro e São Paulo, dois nomes que, desde a fundação da Igreja, são invocados por sua Tradição. Ainda hoje o papa invoca a autoridade desses dois apóstolos quando, em atos oficiais, quer relacionar a doutrina da Igreja com a Palavra de Deus.

Celebramos as duas grandes colunas da Igreja. Pedro nos lembra a instituição, a autoridade; ele foi uma testemunha ocular da vida de Jesus. Paulo nos lembra o carisma, a evangelização: ele foi o grande missionário depois da sua conversão. Os dois se revelaram grandes discípulos de Jesus e deram por Ele testemunho corajoso, que os levou ao martírio: um pela espada e outro pela cruz.

A primeira leitura (At 12,1-11) narra a prisão de Pedro por ordem do rei Herodes, da qual foi libertado por Deus. Na segunda leitura (2Tm 4,6-18), Paulo diz que está pronto para morrer em nome de Jesus, pois combateu o bom combate, guardou a fé e espera a coroa da justiça.

No evangelho (Mt 16,13-19), Pedro faz uma profissão de fé profunda na pessoa de Cristo e recebe dele o maior elogio e também a maior responsabilidade: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” Dele vai nascer a Igreja, comunidade de todos aqueles que seguem a Jesus Cristo, de quem Pedro recebe a missão de ser o chefe, o pastor principal.

Celebrar São Pedro e São Paulo também é celebrar o mistério da Igreja apostólica. Ela é a comunidade à qual nos pertencemos e fundamenta-se sobre a doutrina e o testemunho dos apóstolos. Por isso professamos: “Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica.” 

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções