“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Reflexão

Reflexão litúrgico-pastoral para a solenidade da Ascensão de Jesus

Publicado em 21 de maio de 2020

Ascensão: Jesus volta ao Pai – 24 de maio de 2020


A Igreja celebra, neste domingo, a Ascensão de Jesus, que faz parte das celebrações do Tempo Pascal. A Liturgia da Palavra narra a volta de Jesus ao Pai e acentua a missão da Igreja.

A primeira leitura, dos Atos dos Apóstolos (At 1,1-11), narra que Jesus se manifestou depois de sua paixão, aparecendo durante 40 dias e falando do Reino de Deus. Numa refeição, ordenou que os apóstolos não se afastassem de Jerusalém, mas esperassem a vinda do Espírito Santo. Tendo disto isso, elevou-se da terra à vista deles.

Na segunda leitura (Ef 1,17-23), São Paulo ensina que Deus revelou seu poder ressuscitando Jesus dos mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita no céu, constituindo-o chefe da Igreja: “E sujeitou a seus pés todas as coisas, e o constituiu chefe supremo da Igreja, que é o seu corpo.”

No evangelho (Mt 28,16-20), São Mateus narra a despedida de Jesus que ordena aos apóstolos: “Ide e fazei meus discípulos todos os povos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” É a missão que o Salvador deixa à Igreja, a seus discípulos. Esse mandamento é para sempre, pois Ele garante: “Eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo.”

A evangelização é a grande responsabilidade confiada por Jesus à Igreja. Através dela, o Redentor vai continuar sua missão salvadora. Santo Agostinho dizia: “Ele não abandonou o céu ao descer até nós, nem tampouco se afastou de nós quando de novo subiu ao céu.”

Ao celebrarmos a ascensão de Jesus Cristo, devemos reacender nossa fé e nossa esperança. No céu, na pessoa de Jesus – Deus e homem – está toda a humanidade remida pelo sangue do Salvador. A glorificação de Jesus é também a glorificação do homem novo. 

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções