No dia 7 de outubro de 2024, a Igreja Católica no Brasil celebrou o 1º Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria, instituído pela lei federal 14.745/2023, e a Diocese de Piracicaba teve participação fundamental nas comemorações da data, que foi marcada por celebrações aos pés do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. O bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, fez a consagração de todo Brasil a Nossa Senhora Aparecida (leia a oração na íntegra abaixo) e, ao lado do cardeal e arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, participou dos atos religiosos vinculados ao evento no local.
Dom Devair ressaltou que a instituição do Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria foi um capítulo importante na história do catolicismo no Brasil, pois reconhece e resguarda por lei a prática de uma devoção mariana muito enraizada nas mais diversas camadas da população.
A Lei 14.745, que instituiu oficialmente no Brasil o Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria, teve origem em projeto de autoria da deputada federal Simone Marquetto e foi sancionada, em 5 de dezembro de 2023, pelo vice-presidente Geraldo Alckmin no exercício do cargo de presidente da República na ocasião. A publicação ocorreu no Diário Oficial da União em 6 de dezembro de 2023. O dia 7 de outubro foi escolhido por ser a mesma data em que os fiéis católicos celebram a Bem-aventurada Virgem Maria do Rosário.
Nós Vos bendizemos, Senhor Nosso Deus, que sois Pai, e Filho, e Espírito Santo, Deus Único e Verdadeiro!
Nós Vos damos graças por terdes escolhido Maria Santíssima antes da criação do mundo, para que ela fosse Santa e Imaculada em Vossa Presença. Pelos méritos infinitos de Nosso Senhor Jesus Cristo, Vós A resgatastes e A tornastes Mãe do Redentor. Pelo Espírito Santo, Vós A fizestes perpetuamente o Templo da Glória, nova criatura, primícias da nova humanidade.
Bendita sois Vós entre as mulheres, Santíssima Virgem Maria, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Em Vós, ó Cheia de Graça, se reflete a bondade divina para o louvor da glória e da graça de Deus Pai, que nos foi dada em Seu Filho bem-amado.
Oh, Virgem Santíssima, Rainha e Padroeira do Brasil, Senhora da Imaculada Conceição Aparecida,
Mãe de Deus, Mãe dos homens, Mãe querida dos brasileiros, dos quais conheceis os sofrimentos e as esperanças, em Vossas puríssimas mãos entregamos, confiantes, o destino de nossa terra e de nosso povo. Sob a Vossa proteção nos colocamos e à Vossa maternal intercessão nos confiamos.
Em Vós, que sois plenamente consagrada a Deus, segundo o vosso exemplo e em comunhão convosco, nós nos consagramos a Cristo, Nosso Senhor. A Vós igualmente nos consagramos e a Vós temos por modelo, pois desejamos fazer sempre a vontade de Deus Pai; desejamos ser como Vós, fiéis ao Espírito Santo. Providenciai-nos, Ó Mãe, pela vossa materna intercessão, uma poderosa efusão do Espírito Santo sobre o Brasil.
Ao Vosso Imaculado Coração, Mãe de Deus e Mãe da Igreja, consagramos e confiarmos nossos corações, nossas almas, nossas consciências e nossas obras, para que possamos manter a Fé que professamos.
Ao vosso Imaculado Coração, Mãe de Deus e Mãe da Igreja, consagramos e confiamos o clero brasileiro, os bispos, os padres, os diáconos, os religiosos, os monges, os seminaristas, os noviços.
Ao vosso Imaculado Coração, Mãe de Deus e Mãe da Igreja, consagramos e confiamos os pais, as mães, os filhos e filhas, os jovens e os idosos, todos os homens e mulheres, sobretudo aqueles que mais precisam de socorro.
Ao vosso Imaculado Coração, Mãe de Deus e Mãe da Igreja, consagramos e confiamos as instituições legais, o governo, as forças armadas, as polícias, os tribunais, todos os instrumentos pelos quais se mantém a ordem.
“Ó Rainha da Paz, [unidos ao Santo Padre, o Papa Francisco], de Vós imploramos, Mãe, a misericórdia de Deus. Convertei os que alimentam o ódio, silenciai o ruído das armas que geram a morte, extingui a violência que grassa o coração humano e inspirai projetos de paz nas mãos de quem governa as Nações.”
Não permitais, Senhora e Rainha nossa, que, na Terra da Santa Cruz, seja profanado e rejeitado o Sagrado Madeiro de vosso Filho!
R. Livrai-nos, Mãe de Deus e nossa, do flagelo da intolerância religiosa!
Não permitais, Senhora e Rainha nossa, que os filhos sejam mortos no ventre das mães!
R. Livrai-nos, Mãe de Deus e nossa, do flagelo do aborto!
Não permitais, Senhora e Rainha nossa, que a família seja degradada!
R. Livrai-nos, Mãe de Deus e nossa, do flagelo do egoísmo!
Não permitais, Senhora e Rainha nossa, que os governantes do Brasil abusem do poder que vem de Deus!
R. Livrai-nos, Mãe de Deus e nossa, do flagelo da opressão!
Da fome e da guerra,
R. Livrai-nos, Mãe Aparecida!
Dos pecados contra a vida,
R. Livrai-nos, Mãe Aparecida!
Da injustiça e do roubo,
R. Livrai-nos, Mãe Aparecida!
Da tentativa de apagar do coração do homem a presença de Deus,
R. Livrai-nos, Mãe Aparecida!
Dos pecados contra o Espírito Santo,
R. Livrai-nos, Mãe Aparecida!
Nós consagramos solenemente ao vosso Imaculado Coração, toda a pátria brasileira, suas terras e seus bens, seus animais e suas casas, seu laicato e seu clero, seus governantes, suas instituições e seu povo. Guardai-nos, Soberana Rainha, como coisa e propriedade vossa.
R. Guiai-nos sempre no caminho do Senhor.
Suplicai, Senhora Nossa, a Vosso Filho, a favor desta terra e deste povo que Vos pertencem, enviai as legiões dos Santos Anjos em nosso socorro, para que sejam derrubados os poderes das trevas.
R. Venha a nós, ó Rainha e Padroeira do Brasil, o triunfo do Vosso Imaculado Coração.
Oremos: Senhor Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, nós Vos pedimos humildemente que Vos digneis aceitar esta Consagração, que confiantes dirigimos à Mãe de Vosso diretíssimo Filho, e entregueis o Brasil ao Imaculado Coração da Bem Aventurada Virgem Maria, que nos destes por Mãe, Senhora e Rainha. Nós vo-lo pedimos por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
R. Amém.