Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Presente em todo o Brasil, criou uma metodologia própria e desenvolveu uma mística de fé e vida, tendo como centro a criança dentro do contexto familiar e comunitário.

Tem por objetivo resgatar a vida de crianças e gestantes e fortalecer os vínculos afetivos das famílias, orientando-as no desenvolvimento de ações básicas de saúde, nutrição, educação, catequese e cidadania, buscando a melhoria da qualidade de vida e organizando-as para a solidariedade comunitária. A comunidade e a família são a base de todo o trabalho. A dinâmica consiste em treinar líderes que moram na própria comunidade para acompanhar gestantes e crianças de 0 a 6 anos.

ORIGEM - A história da Pastoral da Criança começou em 1982, numa reunião da ONU, em Genebra, quando se debatiam os problemas da pobreza e da paz no mundo. Na oportunidade, o Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, então arcebispo de São Paulo, encontrou-se com Mr. James Grant, diretor executivo da UNICEF na época. Discutiram uma idéia de como a Igreja poderia ajudar no combate à mortalidade infantil. Voltando ao Brasil, Dom Paulo conversou com sua irmã, a médica pediatra e sanitarista Dra. Zilda Arns Neumann, pedindo-lhe que pensasse de que maneira poderia se concretizar a idéia.

A médica aceitou o desafio de montar um projeto-piloto na área de saúde. No ano seguinte, a CNBB confiava a tarefa de criação e desenvolvimento da Pastoral da Criança à dra. Zilda e a Dom Geraldo Majella Agnelo, então arcebispo de Londrina (PR). Em setembro de 1983, depois de alguns estudos, foi escolhida a cidade paranaense de Florestópolis para sediar esse projeto. Nascia a Pastoral da Criança. Hoje, o que era um pequeno projeto de combate à mortalidade infantil, traduz-se numa verdadeira rede de solidariedade espalhada por todo o país.

O trabalho da Pastoral da Criança tem merecido muitos elogios tanto no Brasil como no exterior. Já recebeu muitos prêmios nacionais e internacionais e por três vezes foi indicada para receber o Prêmio Nobel da Paz.

Essa bem sucedida experiência em favor da vida chamou atenção da Igreja em outros países, que também passaram a contar com o trabalho da Pastoral da Criança. Está presente em 17 países da América Latina, África e Ásia. A fundadora Dra. Zilda Arns é a presidente internacional da Pastoral da Criança. Em todos os países, a capacitação dos voluntários segue a mesma metodologia brasileira, baseada na multiplicação do conhecimento e da solidariedade, somadas às necessidades locais.

Para conhecer mais sobre a Pastoral da Criança, acesse seu site: www.pastoraldacrianca.org.br