Seminário Propedêutico “Imaculada Conceição”

Rua Alagoas, 316 - Bairro Colinas de Santa Bárbara - Santa Bárbara d’Oeste (SP)

CEP 13.451-158

E-mail: propedeutico@diocesedepiracicaba.org.br

Reitor

Padre Claudio Henrique Furlan

Diretor Espiritual

Padre Renato Luís Andreatto

Seminaristas

Eduardo de Lima
João Pedro Nunes Camargo
Kainan de Matos Miguel
Lucas Faganello
Miguel Aparecido Torres da Silva
Raian Infante Pereira
Rodolfo César de Oliveira Júnior
Vinícius Diniz Orlandin

O Propedêutico é o primeiro estágio da formação sacerdotal. Depois de terem sido acompanhados pela Pastoral Vocacional, os candidatos ingressam no seminário para, durante um ano, fazerem uma experiência de vida comunitária e pastoral, procurando um maior discernimento vocacional. É também um ano de estudos, com o objetivo de preparar os seminaristas para o curso de Filosofia.

PADROEIRA

Dom Ernesto de Paula tinha uma grande devoção à Virgem Maria, tanto que seu lema episcopal era “Omnia per Mariam” (Tudo por meio de Maria). Por isso quis que a padroeira do primeiro seminário diocesano fosse a Imaculada Conceição. Ressalte-se que, em 1954, quando ele foi inaugurado, celebrava-se o centenário da proclamação do dogma da Imaculada. Em 8 de dezembro de 1854, o beato Papa Pio IX, com a bula dogmática “Ineffabilis Deus”, declarou que Maria foi preservada do pecado original desde o primeiro instante de sua concepção. Resgatando a história, em dezembro de 2002, Dom Moacyr José Vitti transferiu o Seminário Propedêutico para Piracicaba, na Nova Suíça, onde também funcionou o primeiro seminário, colocando-o sob a proteção de sua padroeira, a Imaculada Conceição. Em 2021, Dom Devair Araújo da Fonseca transferiu o Propedêutico para Santa Bárbara d’Oeste novamente, mantendo também a Imaculada Conceição como padroeira do lugar.