Curso Diocesano de Teologia

A Diocese de Piracicaba tem como uma das prioridades de sua ação evangelizadora a formação permanente e integral dos cristãos leigos e leigas, procurando capacitá-los para assumirem com mais empenho e eficiência os diversos serviços dentro da Igreja.

O Curso Diocesano de Teologia oferece formação qualificada, a fim de que se possa «investigar mais profundamente os vários campos das disciplinas sagradas, de tal maneira que se consiga uma inteligência cada vez mais plena da Sagrada Revelação, se abre mais plenamente o patrimônio da sabedoria cristã, transmitido pelas gerações passadas, se promova o diálogo com os irmãos separados e com os não-cristãos e, enfim, dê-se resposta às questões nascidas do progresso cultural» (Gravissimum Educationis, 11).

O estudo da Teologia funda-se na experiência de fé, capacita para o discurso sobre a “realidade transcendente” que dá sentido à vida humana e prepara para a realização pessoal de cada um, como “cidadão do Reino” e pessoa ativa na sociedade, aliando liberdade e responsabilidade na família, na vida profissional, nas comunidades, através das associações intermediárias.

O Curso aborda diferentes áreas do conhecimento, envolvendo as ciências humanas, sociais e teológicas. Visa dar formação crítico-reflexiva, interdisciplinar, solidária, ética, socioambiental e eclesial. Propõe capacitar pessoas a interagir no seu contexto para o desenvolvimento espiritual, intelectual, social e educacional; dialogar com a diversidade e promover o bem-estar integral do ser humano, a dignidade, os direitos humanos e a cidadania.

Objetivos do Curso Diocesano de Teologia:

1. Promover a formação intelectual numa ampla reflexão ético-antropológica, partindo das fontes cristãs;

2. Proporcionar condições para que os estudantes trabalhem com os conceitos teológicos, utilizando-se de metodologia científica;

3. Possibilitar o estudo histórico-crítico da fé cristã, em diálogo com as demais expressões religiosas e com a cultura humana como um todo.

O Curso Diocesano de Teologia busca aprofundar:

- a história do cristianismo e da Igreja, da Teologia litúrgica e sua adequada aplicação na celebração da fé;

- a Teologia Moral e suas consequências para uma vivência mais autêntica da fé;

- a Teologia Bíblica e sua interpretação eclesial;

- a Teologia Espiritual, inclusive a sua dimensão mística;

- a Teologia Pastoral, na sua origem, desenvolvimento, diversidade e permanente “aggiornamento”;

- o Direito Canônico e sua importância na organização e vida da Igreja;

- a partir da fé, o sentido último da existência humana, na dialética imanência-transcendência;

- a investigação, aprofundamento e explanação de maneira sistemática os dados da fé contidos na Revelação, de acordo com a Tradição e o Magistério;

- o comprometimento e a capacidade de analisar e interpretar os dados da sociedade à luz da fé revelada.

PIRACICABA
Centro Diocesano de Pastoral
Avenida Independência, 1146 - Bairro Higienópolis
CEP: 13.419-155 - Piracicaba/SP
Fone: (19) 2106-7597 (Diácono Aderbal Soares Gomes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h)
e-mail: escola.teologia@diocesedepiracicaba.org.br
Dia: às quartas-feiras
Horário: das 19h20 às 22h10

SANTA BÁRBARA D´OESTE
Paróquia São João Batista
Rua do Estanho, s/n° - Bairro Jardim Mollon
CEP: 13.456-520 - Santa Bárbara d’Oeste/SP
Fone/fax: (19) 3458-2909
Dia: às quartas-feiras
Horário: das 19h20 às 22h10

HISTÓRICO

No dia 19 de fevereiro de 1992, aconteceu a abertura e a aula inaugural da então denominada Escola de Teologia. Ela se realizou no Seminário Seráfico São Fidélis, em Piracicaba, com mais de 250 pessoas, participantes do curso em Piracicaba e Rio Claro.

Primeiramente houve uma Celebração da Palavra, quando Dom Eduardo falou sobre a importância do curso, deixando claro que ele veio para contribuir para uma melhor formação dos agentes de pastoral. Disse que se concretizava uma iniciativa sonhada por ele há muito tempo, ressaltando que tudo foi possível graças ao empenho dos frades capuchinhos.

Após a celebração, aconteceu a aula inaugural proferida pelo então Provincial dos Capuchinhos, Frei Ismael Martignago, que abordou o tema “Fé e compromisso social”.

Idealizada pelo terceiro bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Eduardo Koaik, as aulas da Escola de Teologia eram realizadas até 2012 no Seminário Seráfico São Fidélis, às quartas-feiras. A Escola foi confiada durante 20 anos aos frades menores capuchinhos. No período de 1992 a 1994 foi dirigida pelo Frei Osmar Cavaca e no período de 1995 até fevereiro de 2012, pelo Frei Augusto Girotto, que faleceu em fevereiro de 2012.

Em 2013, a Diocese de Piracicaba assumiu a direção do Curso Diocesano de Teologia, e a realização das aulas passou a acontecer nas novas instalações do Centro Diocesano de Pastoral, anexo à Cúria Diocesana, tendo como diretor à época o padre Adalton Roberto Demarchi e vice-diretor o padre Marcelo Sales.

Desde janeiro de 2022, o curso está sob a coordenação do padre Kleber Fernandes Danelon.

As aulas acontecem em Piracicaba e também, simultaneamente, na cidade de Santa Bárbara d’Oeste.