‘Iniciação Cristã’ será tema central da 55ª Assembleia Geral da CNBB

Publicado em 24 de abril de 2017 - 16:42:41

Os bispos do Brasil se reúnem de 26 de abril a 04 de maio de 2017, em Aparecida (SP) para 55ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Este ano o tema central da Assembleia será “Iniciação à vida cristã”, além disso, os bispos devem discutir ainda assuntos do Ano Mariano, 300 anos do encontro da Imagem de Aparecida, Sínodo dos Jovens, entre outros assuntos.

A iniciação à vida cristã é uma das cinco urgências da ação evangelizadora da Igreja no Brasil para o período de 2015 a 2019. As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) apontam a necessidade de desenvolver nas comunidades do Brasil “um processo de iniciação à vida cristã, que conduza ao encontro pessoal com Jesus Cristo, no cultivo da amizade com Ele pela oração, no apreço pela celebração litúrgica, na experiência comunitária e o compromisso apostólico, mediante um permanente serviço ao próximo”, em consonância com o Documento de Aparecida.

O presidente da CNBB e arcebispo de Brasília (DF), cardeal Sérgio da Rocha, explicou por que esse tema é necessário ser trabalhado na 55ª Assembleia Geral da CNBB. “A iniciação cristã se aplica aqueles que estão sendo iniciados na fé, sejam crianças, adultos, ou jovens. Nós estamos precisando dar mais atenção à iniciação cristã, isto é, à catequese primeiramente, mas também aos ritos de iniciação cristã, a começar do Batismo que precisa ser mais valorizado, melhor preparado e vivenciado”, explanou dom Sérgio.

São esperados mais de 300 bispos ativos e eméritos, dos dezoito regionais da CNBB para o maior encontro do episcopado brasileiro que acontece anualmente e resulta em importantes decisões para a Igreja do Brasil. Além do episcopado, a Assembleia deverá contar com a presença de leigos convidados.

Os trabalhos dos bispos durante a Assembleia começam com a missa diária no Santuário Nacional com laudes, das 7h30 às 8h45, no Santuário Nacional de Aparecida, as demais atividades ocorrem pela manhã e a tarde no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida. A cada dia os bispos concedem entrevistas coletivas sempre às 15h, na Sala de Imprensa do Centro de Eventos, com a presença de três bispos designados pela Presidência da Assembleia.

Como as atividades, no final de semana acontece o retiro dos bispos. Os encontros da Assembleia se concluem no dia 04 de maio.

Fonte: CNBB/A12