Missionárias da Caridade preparam canonização de Madre Teresa

Publicado em 5 de julho de 2016 - 09:49:23

Madre Teresa de Calcutá será canonizada pelo papa Francisco no próximo dia 4 de setembro. Para esta ocasião, as missionárias da Caridade preparam-se com um programa festivo, que se estenderá de 1º a 8 de setembro. Com o tema “Portadora do amor terno e misericordioso de Deus”, o evento contará com celebrações litúrgicas e diversas atividades.

De acordo com as missionárias da Caridade, a canonização se realizará durante o Jubileu da Misericórdia, em particular durante a celebração do Jubileu dos Trabalhadores e voluntários da misericórdia.

Programação

No dia 1° de setembro, às 9 horas, será inaugurada, na Universidade LUMSA, a "Exposição da vida, o espírito e a mensagem de Madre Teresa". Na parte da tarde, das 16h às 20h30, se realizará no Auditório Santa Cecília "Festejo familiar com os pobres e para os pobres das Missionárias da Caridade".

No dia seguinte, 02 de setembro, serão celebradas missas em diferentes idiomas na Basílica Santa Anastácia, de Roma. A Eucaristia em espanhol será presidida pelo arcebispo emérito de Yucatán do México, dom Emilio Carlos Berlie, às 10h30. Depois de cada celebração haverá a possibilidade de venerar as relíquias da futura santa.

Já na parte da noite, das 20h30 às 10 horas, ocorrerá, na Basílica São João de Latrão, a Vigília de Oração com adoração solene, presidida pelo vigário geral do papa para a diocese de Roma, cardeal Agostino Vallini. O tema do encontro será "Irradiando a Luz de cristo: Um chamado à Santidade".

No sábado, 3 de setembro, às 10 horas, terá lugar a catequese do papa Francisco, na Praça São Pedro. Já às 17h, a Basílica San Andreadella Valle receberá o evento "Oração e Meditação Musical", um oratório em homenagem à beata Teresa de Calcutá, seguido pela veneração das relíquias da beata e a missa, às 19h.

Canonização

No domingo, 4 de setembro, haverá a missa de canonização da fundadora das Missionárias da Caridade, às 10 horas, na Praça São Pedro, presidida pelo papa Francisco.

Na segunda-feira, 5 de setembro, será celebrada, na Praça São Pedro, a primeira festa de Santa Teresa de Calcutá e a missa de ação de graças, que será presidida pelo cardeal secretário de Estado, Pietro Parolin. Na parte da tarde, das 16 às 18h30, na Basílica São João de Latrão, acontecerá a veneração das relíquias da nova santa.

No dia seguinte, 6 de setembro, os fiéis terão novamente a oportunidade de venerar as relíquias na Basílica São João de Latrão, das 7 horas às 18h30.

Por fim, as relíquias serão trasladadas para a Igreja São Gregório Magno no Celio, para a veneração nos dias 7 e 8 de setembro, das 9 às 18 horas. Os fiéis terão a oportunidade ainda de visitar o quarto de madre Teresa no Convento de São Gregório, das 8h30 às 12 horas, e das 16h às 19 horas.

Fonte: CNBB com informações e foto da Rádio Vaticano