79ª Assembleia Regional Sul 1 da CNBB reuniu bispos em Aparecida

Publicado em 14 de junho de 2016 - 16:26:28

Nesta quinta-feira, 9 de junho, os bispos do episcopado paulista, reunidos em assembleia desde o último dia 7, encerraram, em Aparecida, as atividades da 79ª Assembleia Regional Sul 1 da CNBB.

O terceiro dia da assembleia começou com a Missa na Capela Nossa Senhora da Esperança, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Campinas e presidente do Regional Sul 1, dom Airton José dos Santos. Em sua homilia, dom Airton destacou “A luz do Sermão da Montanha sejamos audazes para enfrentar os desafios da evangelização”.

Após a Missa, os bispos reuniram-se na 7ª Sessão Conjunta para discutir as propostas de temas para a Assembleia das Igrejas de outubro próximo, em Itaici, Indaiatuba.

Assembleia das Igrejas – Na sétima e última sessão, os debates foram feitos à luz do tema central da Assembleia, a Exortação “Amoris Laetitia”, do papa Francisco. Com base na exposição de dom Raymundo e de dom Odilo, os participantes deram sugestões de temas para a Assembleia das Igrejas, que será realizada em outubro, em Itaici, Indaiatuba.

Surgiram várias propostas, com destaque para “uma renovada Pastoral Familiar”, que seja abrangente e atenda a evangelização da família atuando como uma “Pastoral de Conjunto”, contemplando a catequese, movimentos, pastorais, em especial da juventude, dos noivos e do laicato.

Como ponto relevante do debate surgiu a conclusão de que “É preciso ver a família com atitudes concretas. O papa espera uma nova evangelização da família, para a família e por meio da família”.

Eleições 2016 – O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP), Marcos Costa esteve presente na última sessão da assembleia e falou sobre as Eleições 2016.

Compromisso missionário – Durante a 79ª Assembleia Regional Sul 1, os bispos assumiram um compromisso de cooperação missionária com a diocese de Pemba, em Moçambique, na África.

Segundo o presidente da Comissão da Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, dom José Luiz Bertanha, os bispos acolheram a proposta da missão em Pemba, que agora será pensada e estruturada para ajudar no impulso evangelizador, pedido pelo bispo de Pemba, o brasileiro dom Luiz Fernando Lisboa. “Iremos estruturar o projeto a fim de enviar pessoas preparadas para a evangelização e o trabalho pastoral, sejam sacerdotes, religiosas e leigos, como catequistas e casais que queiram contribuir com a missão”, explicou dom Bertanha.

A diocese de Pemba, em Moçambique, abrange toda a Província (Estado) de Cabo Delgado e possui 82.625 km2, quase do tamanho de Portugal.

Fonte: CNBB/ Sul 1 -  Foto: Ana Lúcia Zombardi