Papa Francisco nomeia novo bispo coadjutor de Crato

Publicado em 18 de maio de 2016 - 12:07:46

O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 18 de maio, dom Gilberto Pastana de Oliveira como bispo coadjutor de Crato (CE), transferindo-o da sede episcopal de Imperatriz (MA).

Dom Gilberto Pastana é natural de Boim (PA). Foi nomeado bispo de Imperatriz (MA) em 03 de agosto de 2005. Tem como lema episcopal “Venha o teu reino”. É mestre em Teologia, com especialização em Teologia Espiritual, no Teresianum, em Roma, Itália.

Na trajetória antes do episcopado, dom Gilberto atuou como vigário paroquial, reitor de seminário, coordenador diocesano de pastoral. Foi coordenador do departamento de Filosofia e Teologia no Instituto de Pastoral Regional – IPAR, em Belém (PA), e diretor da Rede Vida de Televisão, de 2000 a 2005.

CNBB saúda o bispo coadjutor de Crato (CE)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe o novo bispo coadjutor de Crato (CE), dom Gilberto Pastana de Oliveira, que foi transferido da sede episcopal de Imperatriz (MA).

Na mensagem assinada pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, a Conferência agradece “a dedicação de dom Gilberto Pastana à Igreja de Imperatriz" e pede "ao Espírito Santo as luzes necessárias ao seu ministério episcopal”.

Leia a íntegra a mensagem:

Saudação a Dom Gilberto Pastana de Oliveira

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB recebe, com satisfação, a nomeação feita pelo Papa Francisco, hoje, 18 de maio, do Exmº. e Revmº. Dom Gilberto Pastana de Oliveira como Bispo Coadjutor de Crato-CE, transferindo-o da Sede Episcopal de Imperatriz-MA.

Natural de Boim-PA, Dom Gilberto foi ordenado Bispo em 28 de outubro de 2005. Tem como lema episcopal “Venha o Teu reino” (Mt 6, 10a.). Possui especialização em Filosofia e mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Teresianum de Roma (Itália).

Congratulando-nos com Dom Fernando Panico e com todos os irmãos e irmãs da Igreja Particular do Crato, agradecemos a dedicação de Dom Gilberto Pastana à Igreja de Imperatriz e o acompanhamos com nossas orações, pedindo ao Espírito Santo as luzes necessárias ao seu ministério episcopal.

Unidos pela mesma Missão,

Dom Leonardo Ulrich Steiner