Pastoral Operária lança campanha no combate às mortes por acidente de trabalho

Publicado em 22 de abril de 2016 - 14:00:41

Com o objetivo de denunciar o enorme número de mortes por acidente de trabalho, a Pastoral Operária de São Paulo vai lançar oficialmente a campanha “Acidentes de Trabalho – culpa da vítima?”, no dia 28 de abril, na sede do regional Sul 1, em São Paulo, das 10h às 12h30.

Com assessoria do bispo referencial da Pastoral Operária, dom Antônio Celso Queiroz, e do engenheiro de segurança no trabalho e membro da Pastoral, Gilmar Ortiz, a Campanha promoverá estudos e debates com os trabalhadores, oferecendo informações e reflexões a acerca do tema.

Tendo como subsídios um filme educativo, um folheto e depoimentos de vítimas de acidentes no trabalho, a Campanha pretende chegar aos bairros, igrejas e movimentos populares.

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho

O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho é celebrado no dia 28 de abril, pois foi nesta data, em 1969, que ocorreu a explosão de uma mina dos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho instituiu, em 2003, o 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a cada 15 segundos morre um trabalhador no mundo, devido a doenças e acidentes no trabalho. São mais de dois milhões por ano, sendo a maioria (86%) devido a doenças.

No Brasil, segundo os dados mais recentes do Ministério do Trabalho e Previdência Social, ocorreram 717.911 acidentes no trabalho em 2013 com 2.797 mortes. A minoria (25%), devido a doenças.

Fonte: CNBB - com informações e foto da Pastoral Operária