Pascom realiza encontro com coordenadores e assessores diocesanos

Publicado em 19 de abril de 2016 - 14:19:02

“Pascom e Igreja: desafios de ser e de liderar”. Este foi o tema do encontro realizado, neste sábado (16/4), com Coordenadores e Assessores da Pastoral da Comunicação (Pascom) das (Arqui)dioceses do Regional Sul 1 da CNBB.

O evento reuniu, em Limeira-SP, cerca de 60 participantes, entre padres e leigos do estado de São Paulo, que refletiram os desafios dos agentes de pascom na atualidade.

Pela manhã, o encontro foi assessorado por Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, bispo diocesano de Limeira/SP e Referencial da Comunicação no Regional Sul 1. Dom Vilson definiu o conceito de Pascom, sua importância e seu papel na Igreja Católica.

Logo após, Dom Vilson presidiu a celebração eucarística, concelebrada pelos padres presentes.

Em sua homilia, dom Vilson chamou a atenção de todos para o caráter missionário dos agentes da Pascom que deve levar a Boa notícia a todas as pessoas.

A atuação do agente da Pascom na execução das atividades e os desafios encontrados diariamente, foi a proposta para a reflexão do período da tarde, que foi assessorado pelo Pe. Luís Claudio, da arquidiocese de São Paulo, e pela Ana Lúcia Zombardi, assessora de Imprensa da Diocese de São Jose dos Campos.

Ao final da reflexão e da dinâmica em grupo proposta aos grupos de trabalho, Pe. Luiz Claudio e Ana Lúcia, destacaram alguns pontos fundamentais para o desenvolvimento dos trabalhos da pascom nas (arqui)dioceses, entre eles: a solidariedade, a compreensão e o espírito de liderança.

Em seguida, as Sub-regiões Pastorais se reuniram, momento para troca de experiências e planejamento das atividades para este ano.

O encontro foi encerrado com a oração preparada pela Sub-região Pastoral RP2, seguida da benção de Dom Vilson.

Para o Pe. Marcos Vinícius Clementino – coordenador da Pascom no Regional Sul 1, “o encontro foi muito positivo, um frutuoso momento de oração, aprendizado, partilha e congraçamento”.

Fonte: CNBB/Sul1 ( Marco Antonio Erbeta, da Assessoria Diocesana de Imprensa de Limeira). Crédito da foto: Rodrigo Lima