“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Brasil e Mundo

No Vaticano, papa Francisco conclui ciclo de catequeses sobre a misericórdia

Publicado em 30 de março de 2016 - 16:07:06

“Deus é maior que os nossos pecados”, afirmou o papa Francisco durante a última catequese sobre a misericórdia. Mais de 30 mil peregrinos acompanharam a meditação na Praça de São Pedro. Na ocasião, o papa refletiu sobre a misericórdia no Antigo Testamento, com base no Salmo 51.

“Trata-se de uma oração penitencial, precedida de uma confissão de culpa, na qual o orante deixa-se purificar pelo amor de Deus que o torna uma nova criatura. A tradição atribui este Salmo ao Rei Davi que, após ter cometido adultério com Betsabé, fazendo com que o marido dela, Urias, fosse morto, é ajudado pelo profeta Natã a reconhecer a sua culpa diante de Deus”, explicou Francisco.

O papa comentou que na oração do Salmo 51 “manifesta-se a verdadeira necessidade do homem: a única coisa de que ele realmente precisa na vida é ser perdoado, libertado do mal e das suas consequências. Assim, o Salmo convida a ter os mesmos sentimentos de Davi, reconhecendo a miséria e tendo certeza da misericórdia do Senhor”.

O perdão transforma

“Deus, que nunca nos abandona, ao perdoar, cancela os nossos pecados, faz de nós novas criaturas. Portanto, nós, pecadores perdoados, podemos até mesmo ensinar aos outros a não pecarem mais. A dignidade que o perdão de Deus dá é levantar-se depois de um pecado”, destacou o papa, citando o Salmista.

Ao final, concluiu afirmando que “todo pecador perdoado é chamado a compartilhar com cada irmão e irmã que encontra este dom, pois todos são, como nós, necessitados da misericórdia de Deus. O perdão purifica o coração e transforma a vida”.

O papa rezou com os peregrinos, o Salmo 51: “cria em mim, ó Deus, um coração puro, renova em mim um espírito resoluto. Quero ensinar teus caminhos aos que erram e a ti voltarão os pecadores”.

Fonte: CNBB com informações da Rádio Vaticano.  

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Política de Privacidade
Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções