Papa Francisco participará de retiro quaresmal

Publicado em 29 de fevereiro de 2016 - 16:57:00

Dez perguntas para se preparar para a Páscoa. Assim serão os exercícios espirituais que o padre Ermes Ronchi, da Ordem dos Servos de Maria, preparou para o Papa Francisco e para os membros da Cúria romana. O retiro será realizado de 6 a 11 de março na Casa Divino Mestre de Ariccia, nas proximidades de Roma.

O programa dos exercícios prevê para o domingo inicial (06/03), às 18h, a adoração eucarística e as vésperas. Os dias sucessivos se abrirão com as laudes às 7h30, seguidas da primeira meditação às 9h30 e da concelebração eucarística. Na parte da tarde, às 16h, haverá a segunda meditação, que precederá a adoração eucarística e as vésperas. No dia conclusivo, sexta-feira, está programada uma única meditação.

As dez perguntas

A primeira das perguntas evangélicas, que abrirá a reflexão de domingo, é extraída do Evangelho de João: “Jesus vol­tou-se para trás e, vendo que eles o seguiam, perguntou-lhes: “Que procurais?” (Jo, 1, 38). Esta pergunta servirá de introdução para todo o ciclo de exercícios.

No outros dias, estas serão as meditações: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes­ fé?” (Mc, 4, 40); “Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal perde seu sabor, com que se salgará? (Mt, 5, 13); “E vós, quem dizeis que eu sou?” (Lc, 9, 20); “Voltando-se para a mulher, disse­ a Simão: ‘Estás vendo esta mulher?’” (Lc, 7, 44); Jesus perguntou aos discípulos: “Quantos pães tendes?” (Mc, 6, 38; Mt 15, 34); Ele levantou-se e disse: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” (Jo, 8, 10); “Mulher, por que choras? Quem procuras?” (Jo, 20, 15); “Simão, filho de João, tu me amas?” (Jo, 21, 16); Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso?» (Lc, 1, 34).

Audiências suspensas

Durante o período de retiro, como de costume, estão suspensos todos os compromissos e audiências do Papa Francisco, inclusive a Audiência Geral de quarta-feira.