Papa Francisco nomeia novo bispo para diocese de Amparo

Publicado em 6 de janeiro de 2016 - 11:22:33

Nesta manhã desta quarta-feira (06), no Vaticano, o Papa Francisco, nomeou dom Luiz Gonzaga Fechio como bispo de Amparo (SP), transferindo-o da sede titular de “Puzia di Bizacena” e do ofício de auxiliar na arquidiocese de Belo Horizonte (MG).

Dom Luiz Gonzaga Fechio foi nomeado bispo auxiliar de Belo Horizonte em 19 de janeiro de 2011. Tem como lema episcopal “Pela graça de Deus”. Natural de Matão (SP), nasceu no dia 04 de dezembro de 1965. É mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo.

Na trajetória episcopal, acompanhou a região de Nossa Senhora Aparecida e a Pastoral Presbiteral, atuou no Conselho arquidiocesano para o diaconato permanente, no Colégio de leigos e no Vicariato para a ação social e política. Dom Luiz é membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz, no quadriênio 2015-2019.

A diocese de Amparo estava em Sé Vacante desde o dia 27/05/2015, quando Dom Pedro Carlos Cipolini foi transferido para a Diocese de Santo André.

O Regional Sul 1 da CNBB acolhe com muita alegria a nomeação de Dom Luiz Gonzaga Fechio e deseja votos que ele tenha um profícuo pastoreio nesta nova missão, conferida a ele por Sua Santidade, o Papa Francisco.

Breve Curriculum Vitae do novo bispo:

Dom Luiz estudou teologia entre os anos 1987 e 1990 na PUC Campinas. Recebeu a ordenação sacerdotal no dia 14 de dezembro de 1990. Foi padre da diocese de São Carlos (SP) até sua nomeação como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Nos seus dois primeiros anos como sacerdote, de 1991 a 1992, dom Luiz trabalhou na Paróquia Santo Antônio, em São Carlos, colaborando também no Seminário Diocesano, como orientador espiritual e auxiliando em algumas aulas. Nos cinco anos seguintes (1993 a 1997), foi vigário paroquial e pároco nas cidades de Bariri e Itaju. Em 1998, transferido para Jaú, atuou como pároco nas paróquias Nossa Senhora do Patrocínio e Nossa Senhora de Fátima e reitor no Seminário Propedêutico, entre os anos 1998 e 2006. Nos dois anos posteriores cursou mestrado. Retomou o Propedêutico no segundo semestre de 2008, até 2009, quando foi transferido para exercer a função de reitor no Seminário Maior (Filosofia), em São Carlos(SP). De abril de 2009 até sua ordenação episcopal realizou trabalho pastoral na Paróquia Santos Anjos, em São Carlos. Durante o período em que trabalhou como formador, participou do Conselho de Presbíteros. Foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte no dia 19 de janeiro de 2011 e recebeu a ordenação episcopal no dia 19 de março, na Catedral de São Carlos (SP).

Por: Renato Papis:

Fonte: site da CNBB/ site diocesano de Amparo/imprensacatolica.com.br. Foto arquivo Arquidiocese de BH