Dom Vilson faz um balanço dos três dias do Encontro da Pascom e destaca a participação das dioceses

Publicado em 11 de novembro de 2015 - 14:51:40

Neste domingo (8/11), aconteceu o último dia do 20º Encontro da Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1 da CNBB (Estado de São Paulo). Desde sexta-feira (6/11), mais de 100 agentes da pastoral e profissionais de comunicação estiveram reunidos na Vila Dom Bosco, em Campos do Jordão – SP. Foram três dias de intensos trabalhos.

Uma missa, presidida pelo bispo diocesano de Limeira e referencial da Pascom, dom Vilson Dias de Oliveira, DC, e com a presença dos participantes, marcou o último dia do encontro.

Ao final do evento, dom Vilson fez um balanço bastante positivo desses três dias de trabalhos e reflexões, destacando a participação das dioceses. “Uma grande parte do Regional esteve presente, portanto faço um balanço bastante positivo e ao mesmo tempo o desejo de articular aquelas dioceses que não puderam participar. Esses nossos encontros do regional têm a meta de encontrar e formar nossos líderes, mas também atingir as pessoas nas bases”, avaliou.

Dom Vilson ainda comentou sobre o planejamento para o ano que vem: “teremos no próximo ano, o encontro com as coordenações em Limeira, em abril, todos os padres assessores e coordenadores da Pascom serão convidados”.

O coordenador regional da Pascom, padre Marcos Vinicius Clementino, também avaliou positivamente o encontro. “Acredito que esse encontro veio marcar o compromisso de todos nós. A eleição de Dom Vilson Dias de Oliveira para acompanhar a Pascom no estado de São Paulo, a minha nomeação, a participação e o compromisso de todos os participantes foram características fundamentais deste encontro, além da espiritualidade que norteou esses três dias”, disse o coordenador.

Padre Marcos Vinicius destacou ainda a importância do tema. “Ele é fundamental porque estamos vivendo numa sociedade de opiniões muito relativas, sobretudo. Ética das comunicações, para nós que trabalhamos na Pastoral da Comunicação, é fundamental. Não podemos relativizar, devemos valorizar as diversas opiniões, mas devemos ter a nossa visão e a partir dela, conceituar, formar e espalhar também essa Boa nova dos conceitos que nós temos. Por isso, o conceito de ética aqui trabalhado, ajudou formar muitos agentes e ajudará muito na formação dos pequenos núcleos até chegar na grande mídia que é o nosso grande objetivo”.

O tema do encontro foi muito bem recebido também pelos participantes. Para a jornalista Luciana Martins, assessora de Imprensa da Diocese de Mogi das Cruzes – SP, e que atua há mais de 10 anos na Pascom da paróquia Imaculado Coração de Maria, estar no evento foi extremamente enriquecedor. “Eu gostei muito de participar desse encontro, foi minha primeira vez e achei muito enriquecedor. As palestras acrescentaram em conteúdo e motivação. E além da formação, esses encontros são sempre momentos propícios para a troca de experiências, a partilha, para conhecer quem está na batalha pela evangelização, além dos momentos de confraternização com os velhos e novos amigos que nascem”, disse.

A próxima edição do Encontro Estadual de Comunicação do Regional Sul 1 da CNBB já tem data e local confirmados. Acontece de 4 a 6 de novembro de 2016, também na Vila Dom Bosco, em Campos do Jordão.

Fonte: Renato Papis, MTb 61012/SP. Fotos: Marco Erbeta/ Regional Sul 1