Papa retorna à América em visita a Cuba e Estados Unidos

Publicado em 18 de setembro de 2015 - 16:17:25

Dois meses depois da visita ao Equador, Bolívia e Paraguai, o Papa Francisco retorna à América. Desta vez a Cuba e aos Estados Unidos.

Francisco chega a Cuba no sábado, 19 de setembro. Na capital Havana haverá cerimônia de boas-vindas e será recepcionado pelo presidente cubano, Raúl Castro, autoridades civis, militares e eclesiásticas. No domingo, o Santo Padre presidirá missa na Praça da Revolução e depois se encontrará com sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas na catedral de Havana. Ainda no domingo, participará de encontro com os jovens no Centro Cultural Padre Félix Varela.

Na segunda-feira (21), Francisco celebrará missa na cidade de Holguín e terá encontro com os bispos no Seminário São Basílio Magno. Depois irá ao Santuário da Virgem da Caridade do Cobre, padroeira do país, para rezar com os bispos. Terça-feira, (22), o Pontífice presidirá pela manhã celebração eucarística no Santuário da Virgem da Caridade do Cobre e à tarde viaja para os Estados Unidos.

Em solo americano, o Papa Francisco será recebido pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Na quarta-feira (23), irá à Casa Branca onde o se encontrará com Obama. Francisco também terá encontros com bispos norte-americanos na Catedral de S. Mateus, em Washington. Na parte da tarde, o Papa presidirá a missa de canonização do Beato Junípero Serra, o franciscano que evangelizou a Califórnia.

Ainda fazendo parte da agenda oficial, na quinta-feira (24), o Santo Padre visitará o Congresso dos Estados Unidos, onde fará um discurso. À tarde se encontrará com pessoas sem-teto e também com o clero de Nova Iorque.

No dia 25 viaja a Nova York, onde visitará a sede da ONU (Organização das Nações Unidas) em momento solene: É a primeira visita do Papa Francisco à sede e fará um discurso que está sendo muito aguardado.

No mesmo dia, Francisco participará de um encontro inter-religioso no memorial do Ground Zero, lembrando as vítimas dos ataques de 11 de setembro de 2001. Terminará o dia celebrando uma missa no Madison Square Garden.

Os dias 26 e 27 estão reservados para as atividades e encontros com as famílias reunidas em Filadélfia no 8º Encontro Mundial das Famílias.

No domingo, 27 de setembro, se encontrará com os bispos convidados para o 8º Encontro Mundial das Famílias no Seminário São Carlos Borromeu. Depois visitará os reclusos do Instituto ‘Curran-Fromhold’, para menores. À tarde presidirá a missa conclusiva do 8º Encontro Mundial das Famílias no Benjamin Franklin Parkway e em seguida retornará para Roma.