Pastorais Sociais promovem seminário regional, no final de julho

Publicado em 16 de julho de 2015 - 16:28:05

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2015 “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), e no estudo da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, as Pastorais Sociais do Regional Sul 1 da CNBB promoverão o seu Seminário Regional. O evento será realizado nos dias 31 de julho, e 2 de agosto, no centro de formação Sagrada Família, no bairro do Ipiranga em SP.

No seminário, promovido pelo Fórum das Pastorais Sociais, ligado a Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, serão discutidos o tema central “Sociedade e Igreja”, tendo como referencia e subsídios para o texto-base da Campanha da Fraternidade 2015 e a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium.

O secretário do fórum das Pastorais Sociais, diác. José Carlos Pascoal, explicou sobre o significado do tema deste evento. “O tema da CF-2015 aproxima-se o dialogo entre as duas instituições mencionadas: Igreja e Sociedade. No seminário abordaremos o tema Sociedade e Igreja. Para que possamos debater a questão a partir da sociedade e onde a Igreja atua por falta de ação do Estado. No sábado à tarde, debateremos a mesma questão à partir da Evangelii Gaudium e como levar a alegria do Evangelho à sociedade que sofre com a violência, corrupção, falta de ação do Estado na educação, saúde, moradia etc. O encontro também buscará ser um momento importante de reencontro, partilha e celebração entre os agentes pastorais “, explicou o secretário.

O seminário reunirá durante três dias representantes das pastorais sociais da Igreja no estado de São Paulo. Entre os assessores, estão Maria Inês Faria Ferraz do CLASP – Conselho de Leigos da Arquidiocese de São Paulo; e padre Júlio Lancelotti, da arquidiocese de São Paulo.

Fonte: CNBB Sul1