Cáritas reforça Campanha de apoio ao Nepal

Publicado em 10 de julho de 2015 - 15:17:10

Após mais de dois meses dos terremotos que atingiram o Nepal e afetaram cerca de 8 milhões de pessoas, o Apelo Emergencial da Cáritas Internacional foi revisto com ajustes no orçamento e aumentou para 4 milhões de Euros. a Campanha prosseguirá até o final de agosto deste ano. Ainda existem, aproximadamente, 2,8 milhões de pessoas que necessitam de assistência.

O Apelo Emergencial é destinado à aquisição de lonas e kits de abrigo para 20 mil domicílios, com obtenção de cobertores, cordas e outros materiais e objetos necessários. A partir de agora, a Campanha de Ajuda Humanitária também adquire um novo foco, superando a fase de socorro imediato e passando à etapa de recuperação e reconstrução.

Dados da Campanha, analisados até 10 de junho, registraram a distribuição de mais de cinco mil itens alimentares em três distritos (Kathmandu, Lalitpur e Bhaktapur) no Vale de Kathmandu; quase 34 mil tendas e kits de abrigos em Kavre, Okhaldhunga, Nuwakot e Rasuwa; e aproximadamente 15 mil kits de higiene em Gorkha, Lamjung e Dhading. Ao total, mais de 269 mil pessoas foram beneficiadas até a data.

Atingidos

As estimativas sobre o total dos prejuízos e perdas causados ​​pelos dois terremotos acontecidos equivalem a US$ 7 bilhões. As perdas na agricultura e indústria afetam em torno de um milhão de pequenas famílias de agricultores pobres.

A saúde pública também foi gravemente afetada. Encontram-se completamente destruídos 446 setores públicos e 16 centros de saúde privados, enquanto 765 estruturas de saúde foram parcialmente danificadas.

Apesar de reabertas em 1º de junho, em algumas escolas e faculdades ainda existe insegurança quanto às estruturas e quase um milhão de crianças foram prejudicadas em decorrência da destruição e danos de 36 mil salas de aula.

Para auxiliar a Campanha da Cáritas Brasileira em favor do Nepal, as ajudas financeiras podem ser depositadas nas seguintes contas, a cargo da Cáritas Brasileira:

Agência: 3475-4

Conta corrente: 31 936-8