Papa Francisco nomeia bispo para Sobral

Publicado em 8 de julho de 2015 - 14:30:21

O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 8 de julho, dom José Luiz Gomes de Vasconcelos como bispo da vacante diocese de Sobral (CE). Dom José Luiz foi transferido da sede titular de “Canapio” e do ofício de auxiliar da arquidiocese de Fortaleza.

Dom José Luiz é natural de Garanhuns (PE). Estudou Filosofia e Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP). Como aluno do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, obteve diploma de mestrado em Teologia Patrística e História da Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Foi ordenado presbítero em dezembro de 1989. e nomeado bispo em junho de 2012. Recebeu a ordenação episcopal em junho do mesmo ano.

Quando padre, foi reitor do Seminário Maior de Caruaru, em Pernambuco, e presidente do da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB) do regional Nordeste 2.

Nota da CNBB a Dom José

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulga mensagem de saudação a dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, nomeado nesta quarta-feira, 8, pelo papa Francisco, como bispo da diocese de Sobral (CE). O texto é assinado pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, que expressa gratidão pela dedicação de dom José Luiz à arquidiocese de Fortaleza, onde foi bispo auxiliar. Leia, abaixo, a íntegra da mensagem:

Saudação a dom José Luiz Gomes de Vasconcelos

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB saúda, nesta quarta-feira, 8 de julho, dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, nomeado pelo papa Francisco como bispo da vacante diocese de Sobral – CE.

A dom José Luiz expressamos nossa gratidão por sua dedicação à arquidiocese de Fortaleza, onde atuou como bispo auxiliar desde 2012. Ao mesmo tempo, desejamos que colha bons frutos na Igreja Particular de Sobral e que sua alegria consista em anunciar incansavelmente o Evangelho da Misericórdia do Senhor.

Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Sobral, alcance junto a Jesus as bênçãos necessárias para a diocese de Sobral e para seu novo bispo.

Fraternalmente,

Dom Leonardo Ulrich Steiner