Diocese de Santo André prepara acolhimento de seu novo bispo

Publicado em 2 de julho de 2015 - 14:59:13

O Papa Francisco, acolhendo o pedido de renúncia apresentado por Dom Nelson Westrupp, scj, 4° Bispo da Diocese de Santo André, conforme prevê o cân. 401 § 1 do Código de Direito Canônico (quando completa 75 anos de idade), nomeou em 27 de maio, 5º bispo da diocese de Santo André Sua Excelência Reverendíssima Dom Pedro Carlos Cipollini, transferindo-o da sede episcopal de Amparo, no interior de São Paulo.

O novo bispo – Dom Pedro Carlos nasceu aos 04 de maio de 1952 (63 anos) em Caconde, interior paulista. Foi ordenado presbítero em 25 de fevereiro de 1978. É doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. É do clero da Arquidiocese de Campinas, onde atuou como pároco, professor e em diversos conselhos e organismos.

Foi eleito bispo de Amparo pelo Papa Bento XVI em 14 de julho de 2010, sendo ordenado em 12 de outubro do mesmo ano, na Catedral Metropolitana da Imaculada Conceição, em Campinas. Escolheu como lema episcopal “In nomine Iesu” – (Em nome de Jesus – Cf. Cl 3,17).

Assumiu o governou pastoral de sua primeira diocese em 24 de outubro de 2010. Foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Doutrina da Fé (2015 – 2019) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, durante a 53º Assembléia Geral da CNBB, em abril deste ano.

A posse – A missa de posse canônica ocorrerá dia 26 de julho de 2015 às 16h em frente à Catedral Diocesana Nossa Senhora do Carmo, localizada na Praça do Carmo, centro de Santo André, São Paulo.

A Diocese – A Diocese de Santo André foi criada pelo Papa Pio XII em 22 de julho de 1954, desmembrada da Arquidiocese de São Paulo. A sua instalação aconteceu em 12 de setembro de 1954. O primeiro bispo foi Dom Jorge Marcos de Oliveira, o segundo o cardeal Dom Cláudio Hummes, o terceiro Dom Décio Pereira (falecido), o quarto Dom Nelson Westrupp e o quinto Dom Pedro Carlos Cipollini que tomará posse em julho.

No episcopado brasileiro, são frutos da diocese: Dom Manuel Parrado Carral e Dom Airton José dos Santos.

O padroeiro da Diocese é o Apóstolo Santo André e da Igreja Catedral Nossa Senhora do Carmo.

A região geográfica da diocese é conhecida como Grande ABC Paulista. Seu território é formado por sete cidades: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Nota aos Editores – Para confirmar sua presença na cobertura do evento favor preencher o formulário no seguinte link:

Fonte: CNBB/Sul1