Dom Airton, Arcebispo de Campinas, é eleito presidente do Regional Sul 1

Publicado em 19 de junho de 2015 - 17:21:31

Durante a 78ª Assembleia do episcopado paulista, ocorrida de 9 a 11 de junho, em Aparecida, que teve como reflexão central as “Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para 2015-2019, aprovadas pela Assembleia Geral da CNBB, os bispos elegeram a nova presidência para o Regional Sul 1.

O novo presidente da CNBB/Sul 1 é o arcebispo metropolitano de Campinas, dom Airton José dos Santos; o vice-presidente eleito foi dom Pedro Luis Stringhini, bispo da diocese de Mogi das Cruzes e ocupará o cargo de secretário-geral, dom Júlio Endi Akamine, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal da Região Lapa.

Foram confirmados os nomes dos Presidentes das sub-regiões pastorais do Regional Sul 1 da CNBB que irão presidir, juntamente com os membros da Presidência a Comissão Episcopal Representativa:

1- APARECIDA – Bispo de Lorena (SP), Dom João Inácio Müller.
2- BOTUCATU – Bispo de Assis (SP), dom José Benedito Simão.
3- CAMPINAS – Bispo de Bragança Paulista (SP), dom Sérgio Aparecido Colombo
4- SÃO PAULO I – Cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo
5- SÃO PAULO II – Bispo de Guarulhos (SP), dom Edmilson Amador Caetano.
6- RIBEIRÃO PRETO I – Bispo de Franca (SP), dom Paulo Roberto Beloto.
7- RIBEIRÃO PRETO II – Bispo da diocese de São José do Rio Preto (SP), dom Tomé Ferreira da Silva.
8- SOROCABA – Bispo de Registro (SP), dom D. José Luiz Bertanha.

Todas as Sub-Regiões têm um Bispo Presidente que nomeia um presbítero como Subsecretário. Os presbíteros Subsecretários das Sub-Regiões Pastorais são convocados para participar da Comissão Episcopal Representativa.

A próxima reunião da Comissão Episcopal Representativa será dia 20 de agosto, às 9h. As reuniões são realizadas na sede do Regional Sul 1 da CNBB, em São Paulo (SP).

Fonte: CNBB/Sul 1