Atentado contra João Paulo II completa 40 anos nesta quinta-feira (13)

Publicado em 13 de maio de 2021 - 15:34:58

Há exatamente quatro décadas, em 13 de maio de 1981, o Papa João Paulo II – hoje São João Paulo II – sofria um atentado a tiro na Praça de São Pedro, no Vaticano. Eram 17h19 de um dia em que, como nesta quinta-feira (13), celebrava-se a memória litúrgica da Bem-Aventurada Virgem Maria de Fátima.

São João Paulo II, que foi hospitalizado e ficou entre a vida e a morte após o atentado, confidenciou tempos depois que atribuía sua sobrevivência justamente à intervenção da Mãe de Deus.

O atentado ocorreu enquanto João Paulo II fazia sua habitual passagem entre os fiéis que estavam reunidos na Praça de São Pedro para a Audiência Geral. A multidão ficou chocada e uma onda de orações espalhou-se espontaneamente pelo mundo na mesma velocidade em que a notícia corria o planeta. Vale lembrar que aquele acontecimento inimaginável foi transmitido ao vivo pela Rádio Vaticano na voz do cronista Benedetto Nardacci, que acompanhava a Audiência Geral.

Também em Audiência Geral na quarta-feira, 12 de maio de 2021, véspera dos 40 anos do atentado, o Papa Francisco lembrou o acontecimento ao saudar um grupo de poloneses, recordando a confiança de João Paulo II em Deus e na Virgem Maria e destacando que naquele dia o amor e a oração derrotaram o ódio.

“Ele (São João Paulo II) sublinhou com convicção que devia a sua vida à Senhora de Fátima. Este acontecimento nos dá a consciência de que a nossa vida e a história do mundo estão nas mãos de Deus", disse Francisco. “Ao Imaculado Coração de Maria confiamos a Igreja, nós mesmos e o mundo inteiro. Rezemos pela paz, pelo fim da pandemia, pelo espírito de penitência e pela nossa conversão", acrescentou.

(Com informações do site Vatican News)