Brasil e Mundo

Terço de 13 de maio é rezado no Santuário de Nossa Senhora de Fátima

Publicado em 13 de maio de 2021 - 10:16:12

Trinta Santuários, representativos de todo o mundo, conduzem a recitação do Terço todos os dias durante o mês de maio em uma maratona de oração com o tema: "De toda a Igreja subia incessantemente a oração a Deus", para invocar o fim da pandemia. Hoje dia 13 de maio, o Terço será rezado no Santuário de Fátima, em Portugual, com intenção pelos encarcerados. A oração terá início às 13 horas, horário de Brasília, e pode ser acompanhada pelas redes sociais e no site do Vatican News.

O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima dá expressão ao pedido de Nossa Senhora do Rosário, aludido já em 13 de agosto de 1917 e expressamente indicado na aparição de 13 de outubro do mesmo ano a Lúcia de Jesus, Francisco Marto e Jacinta Marto: "Quero dizer-te que façam aqui uma capela em minha honra, que sou a Senhora do Rosário" (Primeira Memória da Irmã Lúcia). A capelinha foi erguida em 1919 no local das aparições de 1917 na Cova da Iria e, desde então, o espaço do Santuário foi sendo edificado, em resposta ao significativo afluxo de peregrinos.

Fátima e João Paulo II

Fátima sempre foi um lugar de peregrinação dos Papas, principalmente João Paulo II que sofreu o atentado exatamente 40 anos atrás. Na ocasião estava fazendo a Audiência na Praça São Pedro quando foi atingido por tiros. Salvou-se graças à “Mãe” como ele disse, a mão poderosa que desviou os disparos. Depois disso João Paulo II visitou três vezes o santuário: em 1982 para agradecer à Virgem do Rosário, em 1991 e no ano jubilar de 2000 para a beatificação dos veneráveis pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta.

Na ocasião João Paulo II recordou a todos:

A mensagem de Fátima é um apelo à conversão, alertando a humanidade para não fazer o jogo do ‘dragão’ que, com a ‘cauda, arrastou um terço das estrelas do Céu e lançou-as sobre a terra’. A meta última do homem é o Céu, sua verdadeira casa onde o Pai celeste, no seu amor misericordioso, por todos espera”.

E sobre o amor à Nossa Senhora:

"Na sua solicitude materna, a Santíssima Virgem veio aqui, a Fátima, pedir aos homens para ‘não ofenderem mais a Deus Nosso Senhor, que já está muito ofendido’. É a dor de mãe que A faz falar; está em jogo a sorte de seus filhos. Por isso, dizia aos pastorinhos: ‘Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios pelos pecadores, que vão muitas almas para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas’”.

Por fim o Papa recordou também o atentado sofrido em 1981:

E desejo uma vez mais celebrar a bondade do Senhor para comigo, quando, duramente atingido naquele dia 13 de maio de 1981, fui salvo da morte. Exprimo a minha gratidão também à beata Jacinta pelos sacrifícios e orações oferecidas pelo Santo Padre, que ela tinha visto em grande sofrimento”.

(Fonte e foto: Vatican Media)