Pastoral da Criança elege nova Coordenadora durante Assembleia Estadual

Publicado em 20 de abril de 2021 - 17:03:42

A Assembleia Estadual da Pastoral da Criança, realizada entre os dias 9 e 11 de abril, através de uma plataforma de videoconferência, elegeu a nova coordenação regional para o quadriênio de 2021-2025, a qual será empossada em agosto próximo, e tratou de temas importantes relacionados à sua organização e dos serviços que desenvolve nas Igrejas Particulares do Regional Sul 1.

No início, a atual coordenadora estadual da Pastoral da Criança, Eunice Gomes Rodrigues, acolheu a todos com muito carinho e alegria. Todas as arquidioceses e dioceses do Regional Sul 1 estiveram representadas, através de suas coordenadoras, multiplicadores e capacitadores de várias ações da Pastoral da Criança.

A assembleia contou ainda com a participação remota de Dom Pedro Luiz Stringhini, presidente do Regional Sul 1, Dom Luiz Gonzaga Fechio, bispo referencial da Pastoral da Criança. Além deles, bispos presidentes das Sub-Regiões, e alguns, como Dom Joao Inácio Muller, Arcebispo de Campinas, enviaram vídeos com mensagem de motivação aos trabalhos da pastoral. A Irmã Veneranda Alencar, coordenadora nacional da Pastoral da Criança, também participou, pronunciando palavras de gratidão e incentivo aos presentes.

No primeiro dia da assembleia, o assessor, Padre Erly Avelino Guillen Moscoso, tratou acerca da missão da Igreja, aprofundando o horizonte da pastoral da criança. No segundo dia Padre Ricardo Aparecido dos Santos, da Diocese de Limeira, refletiu sobre as motivações da Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, para os trabalhos desta pastoral.

Os participantes ouviram o parecer do Conselho Econômico, quanto ao balanço da movimentação financeira das atividades no ano passado, e receberam a indicação de cinco novos membros para compor esse conselho. A Assembleia também avaliou a caminhada deste serviço pastoral, quando refletiu sobre os desafios surgidos na pandemia; a importância do uso do aplicativo ‘Visita Domiciliar’, possibilitador de visitas por meio de chamadas de vídeo; e as visitas nas portas das casas, realizadas com cuidado e as proteções recomendadas.

Ainda houve a partilha de três serviços em realidades específicas e desafiadoras, como: assentamentos, favelas e povos indígenas. O padre Alessandro Nascimento, da Diocese de Registro, apresentou a experiência de trabalho em aldeias indígenas, destacando a relevância da presença junto a esses povos.

Duas pessoas se candidataram para a coordenação, Miriam Goto Honda Bianco da Diocese de Jundiaí e Maria do Carmo dos Santos da Região Episcopal Santana. Nesse caso, o Regimento interno prevê decisão do bispo referencial. Dom Luiz Gonzaga Fechio escolheu Maria do Carmo dos Santos para ser a nova coordenadora da Pastoral da Criança no estado.

Ainda segundo informações da Pastoral, foi escolhida como suplente da coordenação estadual, Fátima Maria Amorim Ferreira, (Diocese de São José dos Campos), e duas pessoas para serem adicionais no âmbito deste trabalho pastoral no estado, Salete Silva, (Diocese de Limeira) e Silvia Maria Zacarias Toloy, (Diocese de Votuporanga), que junto com a coordenadora estadual, participam da Assembleia Nacional com direito a voto.

Ao final, todos desejaram as boas-vindas à nova coordenadora e se comprometeram em rezar pelo bom êxito de seus trabalhos.

Dom Pedro Luiz Stringhini agradeceu a Eunice Gomes que esteve a frente da Pastoral da Criança nos últimos oito anos e desejou boa sorte à eleita para sucedê-la.

Redação/contribuições: Eunice Gomes Rodrigues

Fonte: cnbbsul1.org.br