Mensagem do Papa Francisco para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Publicado em 25 de janeiro de 2021 - 16:45:35

O Vaticano divulgou no sábado, 23 de janeiro, véspera da memória de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas, a mensagem do Papa Francisco para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado em 16 de maio.

No texto, o Santo Padre fala de temas da atualidade, como as vacinas contra a Covid-19 e convoca os comunicadores a irem ver os fatos para contar a verdade da vida. No texto, o Pontífice também falou do risco das informações não verificadas e manipuladas que circulam facilmente nas redes sociais. Frente ao fenômeno, Francisco afirma ser importante “uma tal consciência crítica seja quando se difundem seja quando se recebem conteúdos”.

Um trecho da mensagem diz que a “a crise editorial corre o risco de levar a uma informação construída nas redações, diante do computador, nos terminais das agências, nas redes sociais, sem nunca sair à rua, sem ‘gastar a sola dos sapatos’, sem encontrar pessoas para procurar histórias ou verificar com os próprios olhos determinadas situações”.

Em outro trecho, o Papa agradece os jornalistas e fala sobre a importância de seu trabalho: “Temos que agradecer à coragem e determinação de tantos profissionais (jornalistas, operadores de câmeras, editores, cineastas que trabalham muitas vezes sob grandes riscos), se hoje conhecemos, por exemplo, a difícil condição das minorias perseguidas em várias partes do mundo, se muitos abusos e injustiças contra os pobres e contra a criação foram denunciados, se muitas guerras esquecidas foram noticiadas. Seria uma perda não só para a informação, mas também para toda a sociedade e para a democracia, se faltassem estas vozes: um empobrecimento para a nossa humanidade”, escreveu.

Conheça a mensagem na íntegra.

Foto da capa: Vatican Media
Fonte: site da CNBB