Bispos do Regional Sul 1 realizam Assembleia virtual

Publicado em 19 de outubro de 2020 - 15:15:42

A Assembleia dos bispos do Regional Sul 1 foi realizada, em formato de videoconferência, no dia 14 de outubro.

Os bispos das dioceses e arquidioceses do Estado de São Paulo reuniram-se, por videoconferência, dia 14 de outubro, para a 83ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, a qual, em razão da pandemia do novo coronavírus precisou ser realizada nessa modalidade.

Foram tratadas questões pastorais e administrativas. No início, Dom Pedro Luiz Stringhini, presidente do Regional, dirigiu a oração e deu início à reunião, acolhendo Dom Ângelo Ademir Mezzari, novo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

Em seguida, dom Pedro Luiz apresentou um relatório das atividades do ano corrente. Falou que, por meio de videoconferências, aconteceram as reuniões da: Presidência, Representativa, dos bispos do Regional, Conselho Permanente, Conselhos Fiscal e Econômico, Pastorais e Movimentos. Discorreu sobre o funcionamento e manutenção da sede do Regional, destacando os reparos e a nova pintura. Recordou que foram enviadas notas, mensagens de apoio e solidariedade, cartas ao Governador do Estado e que foram feitas, para os trabalhos pastorais do Regional, diversas nomeações. Mencionou também os inúmeros encontros e reuniões realizados.

Na sequência, Dom Odilo Scherer fez uma apresentação da Encíclica do Papa Francisco, “Fratelli Tutti” (Vós sois todos irmãos), sobre a fraternidade e a amizade social. Dom José Negri, bispo diocesano de Santo Amaro, fez a leitura do relatório do Conselho Fiscal referente ao exercício econômico-financeiro de 2019, e os participantes do CONSER aprovaram as contas do Regional.

O tema central da reunião – “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil” (CNBB, Doc. 110) – foi apresentado, com a profundidade e a seriedade que esse assunto exige, por Dom José Roberto Palau, bispo diocesano de Limeira. A exposição sobre aspectos da conjuntura social e política do Brasil foi feita pelo assessor político da CNBB, Pe. Paulo Renato de Campos. No panorama que apresentou, destacou a complexidade sociopolítica do momento e a relevância da atuação da CNBB no desafiador cenário nacional. Após essas duas intervenções, houve tempo para os bispos se manifestarem.

Dom Paulo Cezar Costa, bispo diocesano de São Carlos, fez um comunicado sobre o processo de revisão dos Estatutos da CNBB. Dom Edmilson Amador Caetano, vice-presidente, complementou as informações sobre o Estatuto e encaminhou os trabalhos no Regional. Dom José Negri informou sobre o Congresso Internacional de Proteção de Menores.

Dom Luiz Carlos Dias, secretário do Regional, apresentou relatório sobre a Missão Ad Gentes, que o Regional realiza, há vinte e cinco anos, no Regional Norte 1 (no Amazonas) e, desde 2017 na África (Diocese de Pemba, Moçambique). Ele ressaltou a importância da contribuição financeira provinda das Dioceses, pois são esses os recursos para as manter a missão do Regional em Moçambique e no Amazonas.

Dom Pedro Luiz Stringhini, presidente do Regional, avaliou que a reunião foi positiva, considerando a pertinência dos temas tratados, a riqueza da partilha entre os bispos e o momento forte de comunhão e unidade que esses encontros representam. Houve boa participação, significativa presença e rico conteúdo apresentado.

O novo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Ângelo Ademir Mezzari, que participou pela primeira vez da reunião, também elogiou a iniciativa, agradecendo, em primeiro lugar por ter sido acolhido nos grupos dos bispos do Regional. “A experiência mesmo virtual permitiu nos sentirmos irmãos, fazendo parte deste colégio episcopal e com os interesses próprios deste Regional. Foi um momento, mesmo à distância, de comunhão e de unidade. Queria agradecer, da minha parte a possiblidade de ir inserindo-me neste Regional, como também estou me inserindo na Arquidiocese e na Região Episcopal onde fui nomeado vigário episcopal. Que essa comunhão, unidade e essa busca de caminhos para fazer com que o Regional possa ser também um espaço e um instrumento para ajudar a contribuir na missão dos Bispos e das dioceses”.

São Paulo, 15 de outubro de 2020
Memória de Santa Teresa de Ávila