Igreja celebra Semana Nacional da Vida

Publicado em 30 de setembro de 2020 - 17:14:21

“Vida: dom e compromisso”. Assim como a proposta da Campanha da Fraternidade 2020, a Semana Nacional da Vida (SNV) deste ano quer dar destaque ao valor da vida humana, como dom de Deus, e à necessidade de promover o cuidado deste dom desde a concepção até o seu fim natural. De 1º a 7 de outubro, a Igreja no Brasil celebra a Semana Nacional da Vida, culminando com o Dia do Nascituro, no dia 8.

A SNV foi instituída, em 2005, durante a 43ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Dia do Nascituro é dedicado às crianças que são gestadas nos ventres de suas mães. A data celebra o direito à proteção da vida, à saúde, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio. O objetivo é suscitar a consciência do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos.

Este ano, devido à pandemia da Covid-19, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar produziu o subsídio Hora da Vida, preparado generosamente pela equipe de produção, constituída por casais da Pastoral Familiar e de Movimentos Eclesiais, numa linguagem que procura ser acessível a todos.

Com encontros celebrativos e de reflexão sobre a temática da vida, o subsídio para a Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro está disponibilizado gratuitamente no App Estante Pastoral Familiar e no site www-cnpf-org-br.rds.land/horadavida2020. Há roteiros para os encontros da Semana Nacional da Vida e propostas de celebração para o Dia do Nascituro e para o dia de São Lucas, padroeiro dos médicos, celebrado em 18 de outubro.