Regional Sul 1 se posiciona contra o retorno às aulas presenciais na rede pública e privada em São Paulo

Publicado em 14 de setembro de 2020 - 15:05:11

Em nota conjunta enviada ao governador do Estado de São Paulo, João Dória Júnior (PSDB), a presidência do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pastorais ligadas à educação e outras Pastorais e Organismos, através Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora do Regional Sul 1 (São Paulo) da CNBB, por meio do bispo referencial, Dom Julio Endi Akamine, manifestaram, na tarde de terça-feira (08), contra a abertura gradual na rede pública e privada no estado de São Paulo, de acordo com a posição da Pastoral da Educação deste Regional.

Assinam a nota o presidente do Regional Sul 1, Dom Pedro Luiz Stringhini; o vice-presidente da entidade, Dom Edmilson Amador Caetano; o secretário, Dom Luiz Carlos Dias; o bispo referencial Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora, Dom Julio Endi Akamine; o bispo Referencial pela Pastoral da Educação, Dom Tarcísio Scaramussa e o coordenador Regional da Pastoral da Educação, professor Luiz Antonio de Souza Amaral.

Leia a nota na íntegra.

São Paulo, 02 de setembro de 2020.

Exmo. Sr. João Doria Junior
DD. Governador do Estado de São Paulo

Dirigimo-nos a V. Excia. como Pastoral da Educação do Regional Sul 1 da CNBB, que reúne agentes de pastoral das 42 dioceses do Estado de São Paulo. Integrada por agentes que atuam diretamente no campo da educação, e por outros agentes de pastoral que assessoram e apoiam a missão educativa nas escolas, sentindo de perto as ansiedades e angústias de educadores e pais neste momento de pandemia, manifestamos nosso posicionamento contra a abertura gradual das escolas públicas e particulares a partir da próxima semana, para aulas presenciais, como está sendo noticiado.

Os coordenadores da pastoral da educação, representantes das dioceses do Estado, constatam a dificuldade das escolas de suas regiões em cumprir o protocolo de volta às aulas, anunciado pela Secretaria da Educação.

Consideram que as famílias e, principalmente, suas crianças encontram-se exaustas pela longa quarentena, porém julgam ser dever dos gestores públicos, coerentes com as posições de médicos e sanitaristas contrários ao retorno às aulas presenciais, tomar a decisão de manter as escolas fechadas.

Atribuir às famílias, contrárias à volta as aulas, a decisão de permitir aos filhos voltar às aulas presenciais é criar situação de conflito familiar. É compreensível que as crianças estejam cansadas e desejosas de retornarem ao convívio de colegas, assim como muitas famílias, mas sabemos muito bem que tem dificuldade em entender o risco a que se expõem de contágio com o coronavírus.

A abertura das escolas determinará maior fluxo de trânsito de pais e motoristas e do próprio sistema público de transporte, provocando diminuição significativa do necessário distanciamento social.

Reconhecemos a qualidade do protocolo para ser seguido na volta às aulas, bem como as arrazoadas questões que justificariam este retorno, mas a segurança na preservação da saúde das crianças, seus familiares e profissionais da educação justificam o sacrifício imposto pela pandemia, que ainda mata centenas de pessoas a cada dia em nosso Estado.

Cientes de estar colaborando pelo bem da sociedade ao manifestar nosso parecer a respeito de decisão tão importante, acrescentamos nossa prece para que Deus, Senhor da vida, ilumine as decisões de V. Excia.

Dom Pedro Luiz Stringhini

Dom Edmilson Amador Caetano