13 de agosto: Igreja celebra Santa Dulce dos Pobres

Publicado em 13 de agosto de 2020 - 12:21:46

Na fragilidade do corpo, a grandeza da alma

Hoje, 13 de agosto, a Igreja celebra Santa Dulce dos Pobres. Sua festa litúrgica remete ao fato de que nesta data, em 1933, Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes fez sua profissão de fé e votos perpétuos, tomando o hábito de freira na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, e recebendo o nome de Irmã Dulce, em homenagem à sua mãe.

Irmã Dulce, conhecida como “Anjo Bom da Bahia”, foi canonizada pelo Papa Francisco no dia 13 de outubro de 2019 e passou a se chamar Santa Dulce dos Pobres. Ela é a primeira santa nascida no Brasil.

Com seu amor incondicional ao próximo, principalmente aos mais necessitados, sua vida foi pautada pela caridade, persistência e fé. Ela dizia: “O importante é fazer a caridade, não falar de caridade. Compreender o trabalho em favor dos necessitados como missão escolhida por Deus”.

Por isso, a Campanha da Fraternidade deste ano “Fraternidade e vida: dom e compromisso” tem inspiração no exemplo de caridade de Santa Dulce dos Pobres. Sua caminhada foi uma trajetória de humildade e compaixão que serve de exemplo de como tratar e lutar pelo próximo.

A oração oficial de Santa Dulce dos Pobres (texto ao lado) é de 2011, quando foi beatificada. Elaborada por Dom Geraldo Majella, na época arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, sofreu pequenas adaptações devido à canonização.

Oremos à Santa Dulce dos Pobres para que nos ajude na solidariedade aos irmãos mais pobres, principalmente nesta época de pandemia em que o índice de pobreza dos países tem aumentado.

Oração de Santa Dulce dos Pobres

Senhor nosso Deus,
lembrados de vossa filha,
a santa Dulce dos Pobres,
cujo coração ardia de amor por vós e pelos irmãos,
particularmente os pobres e excluídos,
nós vos pedimos:
dai-nos idêntico amor pelos necessitados;
renovai nossa fé e nossa esperança
e concedei-nos, a exemplo desta vossa filha,
viver como irmãos,
buscando diariamente a santidade,