Abertas as inscrições para o XX Encontro Nacional da Pastoral da Educação

Publicado em 29 de julho de 2020 - 17:09:34

Com o tema “Igreja em Saída: A Pastoral da Educação na Escola Pública”, o Setor de Educação da Comissão de Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a Associação Nacional de Educação Católica, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a FTD Educação, vai promover o XX Encontro Nacional da Pastoral da Educação dias 11 e 12 de setembro deste ano.

Segundo o arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva, o objetivo é refletir, partilhar e traçar caminhos para fortalecer a presença da Igreja junto às escolas públicas deste imenso Brasil. “Hoje a realidade na qual estudam mais de 80 % dos brasileiros oferece imensos desafios e possibilidades à ação pastoral da Igreja em ser presença no ambiente da educacional público”, disse.

“O XX Encontro Nacional da Pastoral da Educação contribuirá, com certeza, para a percepção do empenho de muitos agentes que se dedicaram e têm se dedicado a ser “sal da terra e luz do mundo”, especialmente, na escola. Desejamos que a participação ampliada no XX ENAPE traga como resultado o crescimento da ação da comunidade eclesial junto às escolas, sobretudo aquelas da rede pública”, afirmou dom João Justino, na apresentação do e-book, especialmente preparado para subsidiar as reflexões do encontro.

Segundo o presidente da Comissão de Cultura e Educação da CNBB, o sonho de uma educação humanista integral está presente em todos nós e tem exigido não poucos esforços da Igreja, de suas instituições de educação e de seus agentes. “A esperança que nos move é o Reino anunciado por Jesus. Ele é como o fermento que a mulher mistura às porções de farinha. Sejamos esse fermento no mundo da educação”, convidou.

Devido às implicações da pandemia, os eventos do XX Encontro Nacional acontecerão por transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube da comissão de “Cultura e Educação CNBB”, nos dias 11 e 12 de setembro de 2020. Em parceria com a IFRN, será oferecido certificado de 12hs aos participantes que se inscreverem no encontro.

Acesse aqui o e-book com os conteúdos do encontro.

Fonte: site da CNBB